A AUTORIA EM QUESTÃO A PARTIR DE FOUCAULT: AUTOR, DISCURSO, SUJEITO E PODER

Autores

  • Marco Antônio Sousa Alves UFMG

Palavras-chave:

Autoria, Discurso, Sujeito, Poder.

Resumo

O que é um autor? Essa questão foi posta em 1969 por Michel Foucault e permanece ainda hoje sem uma clara resposta. Com as novas transformações no exercício da função-autor promovidas, sobretudo, pela internet e pelos meios digitais, a questão do estatuto da autoria parece ganhar ainda mais destaque. Afinal, o que restará da figura moderna do autor? Procurando contribuir para novas investigações nesse domínio, proponho neste artigo retomar as reflexões de Foucault no sentido de fixar algumas importantes balizas e de oferecer um quadro mais amplo e aprofundado da questão da autoria, articulando-a com três grandes temas da tradição filosófica: o discurso, o sujeito e o poder.

Biografia do Autor

Marco Antônio Sousa Alves, UFMG

Doutor em Filosofia pela UFMG, pesquisador de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) em Filosofia na UFMG. Últimas publicações: Perelman e a argumentação filosófica (Ed. D´Plácido, 2015); “As incursões de Foucault pela crítica literária” (In: Gosto, interpretação & crítica. Ed. Relicário, 2014); “O autor e a obra como funções do discurso em Foucault” (Revista Outramargem, v. 1, 2014).

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Alves, M. A. S. (2015). A AUTORIA EM QUESTÃO A PARTIR DE FOUCAULT: AUTOR, DISCURSO, SUJEITO E PODER. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(37). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19932