O “DISCURSO QUEBRADO” DE SERGE DOUBROVSKY: ESCRITURA COMO INSTALAÇÃO?

Luciana Persice Nogueira

Resumo


A aproximação do romance de Serge Doubrovsky da ideia de instalação é possível a partir da proposta geral do autor (explicitada em vários de seus ensaios) ao elaborar sua “autoficção”: ele visa solicitar a sensibilidade do leitor por vias que ultrapassam a mera leitura culta. Ele busca, através de sua “escritura consonântica”, um contato direto com outras artes, notadamente a música e as artes visuais, pois a calca em propriedades fonéticas que, segundo ele, geram criatividade e produtividade no campo semântico. Além disso, o autor pretende realizar uma comunicação direta com a afetividade e os impulsos afetivos de seu leitor através da sua “psicanálise existencial” e de sua escritura “para o inconsciente”. O “discurso quebrado” é seu principal instrumento para atingir esse objetivo. Essa proposta, aparentemente inovadora, pode ser rastreada em um de seus temas de estudo preferidos: a obra de Marcel Proust.


Palavras-chave


Doubrovsky, autoficção, discurso quebrado, Proust

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e-ISSN: 2446-6905 | ISSN:  1414-7165 | DOI: 10.12957/matraga


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