DO JORNAL AO LIVRO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A NOÇÃO DE MATERIALIDADE EM JOÃO DO RIO

Autores

  • Aline da Silva Novaes PUC-Rio

Palavras-chave:

materialidade, do jornal ao livro, crônica, João do Rio

Resumo

A partir da análise de textos publicados por João do Rio em jornais, a proposta deste artigo é investigar a questão do suporte na obra do referido autor. Além de evidenciar a concepção a respeito da materialidade, o (não) deslizamento de crônicas publicadas em jornais para as páginas do livro questiona a visão de estudiosos sobre a composição de suas produções que, segundo eles, se limitaria à reunião de escritos de jornais. Tendo em vista que os livros não são simplesmente a reunião de textos publicados nas colunas e séries, como parece ser em um primeiro momento, deseja-se alcançar um questionamento acerca dos critérios adotados pelo escritor para a não inserção (e inserção) desses textos nos livros homônimos. Nesse sentido, revela-se uma concepção de livro que transcende a matéria meramente jornalística e a cultura de massa, pois, com a mudança de suporte, as crônicas escolhidas se afastam da efemeridade dos jornais e se tornam arte. Acredita-se que, dessa forma, será possível estudar a organização dos volumes e suas relações com as crônicas publicadas nos jornais para também verificar que a mudança de suporte material – do jornal para o livro – altera os seus significados.

Biografia do Autor

Aline da Silva Novaes, PUC-Rio

É bacharel em Jornalismo pela PUC-Rio e licenciada em Letras pela UERJ. Possui mestrado em Comunicação Social e doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Atualmente, desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado, com financiamento do CNPq, no Departamento de Letras da PUC-Rio. É autora do livro João do Rio e seus cinematographos: o hibridismo da crônica na narrativa da belle époque carioca (Faperj/Mauad).

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Novaes, A. da S. (2015). DO JORNAL AO LIVRO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A NOÇÃO DE MATERIALIDADE EM JOÃO DO RIO. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(37). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19928