ESTILO E AUTORIA EM RELATOS DE DOR

Autores

  • Tatiana Piccardi Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

ato de fala, autoria, estilo, identidade, relatos de dor

Resumo

Este trabalho busca verificar, por meio da análise de relatos sobre dor e sofrimento, em que medida os respectivos enunciadores encontram alívio e recursos internos para refazer suas vidas por meio do processo de narrar. As reflexões propostas são desdobramento de duas experiências correlatas: (i) a observação das falas de mães/pais pertencentes a um grupo de apoio a pais enlutados; falas tais que promoveram um desenvolvimento favorável do luto; e (ii) o fato de esta pesquisadora ter tido a oportunidade de ser a coautora de uma história incomum: a de um transexual que decidiu realizar a cirurgia para mudança de sexo e resolveu escrever sobre sua experiência de modo a transformar sua dor em narrativa. Em ambos os casos, observaram-se efeitos curativos e empoderamento identitário decorrentes da narrativização da dor. As peculiaridades dessas construções textuais cooperam para problematizar as noções de autoria e estilo, cujas definições oscilam entre um modo convencional de entendimento das noções (relacionado a uma concepção autonomista do sujeito da linguagem) e um modo discursivo (relacionado a uma concepção sócio-histórica desse sujeito). Utilizamo-nos de reflexões propostas por Possenti (1988, 2009, 2012), que mobiliza a noção de autor a partir de Foucault (1969) e problematiza a noção de estilo. A perpesctiva que permeia toda a reflexão é a pragmática, que entende a linguagem como performativa (AUSTIN: 1975) e lugar por excelência da construção identitária (RAJAGOPALAN: 2003, 2006). Do ponto de vista da construção narrativa, este artigo leva em conta, sobretudo, as reflexões de Paul Ricoeur (2010).

Biografia do Autor

Tatiana Piccardi, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Letras pela USP. Realizou pósdoutorado em Linguística na UNICAMP. Sua pesquisa atual na EFLCH/UNIFESP, intitulada “Abordagens Pragmáticas sobre a Linguagem”, é apoiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e envolve, entre outros tópicos, o estudo da narrativa enunciada em contextos traumáticos.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Piccardi, T. (2013). ESTILO E AUTORIA EM RELATOS DE DOR. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(32). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19850

Edição

Seção

Estudos Linguísticos