HIPOCORÍSTICOS, APELIDOS E CRÍTICA SOCIAL:LINGUAGEM E ESTILO EM MACHADO DE ASSIS

Autores

  • Tania Maria Nunes de Lima Camara Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Machado de Assis, estilo, hipocorístico, Apelido

Resumo

O antropônimo é o traço de individuação de todo grupo social. Por sua vez, quando existe maior intimidade entre os membros desse grupo, é comum a interação ocorrer pelo uso de hipocorísticos e de apelidos. Cabe destacar não serem tais termos sinônimos: o primeiro apresenta base linguística de formação, enquanto o segundo se apoia em motivação extralinguística. O universo literário constitui espaço privilegiado para o estudo das relações que se estabelecem, na estruturação da narrativa, entre nomeados e nomeador, tanto em relação à escolha de antropônimos quanto à de hipocorísticos e apelidos. O objetivo do presente artigo é, pois, apresentar as duas últimas maneiras de nomear personagens como marca do estilo crítico-social de Machado de Assis. O corpus é constituído por três de seus romances: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro. A escolha dos recursos morfológicos, bem como a construção de sintagmas nominais resultantes de combinações específicas se mostram relevantes na produção de sentido do texto. Além de um caminho de leitura, expõe-se mais um traço caracterizador do espírito ora afetuoso ora galhofeiro da pena machadiana.

Biografia do Autor

Tania Maria Nunes de Lima Camara, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta e coordenadora do curso de Mestrado em Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro .Últimas publicações: Pontuação, gêneros textuais e ensino, (2013; no prelo); Leitura na escolabásica; preocupações pedagógicas (2012) e Machado de Assis: a marca literária dos antropônimos na construção dos personagens, (2012).

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Camara, T. M. N. de L. (2013). HIPOCORÍSTICOS, APELIDOS E CRÍTICA SOCIAL:LINGUAGEM E ESTILO EM MACHADO DE ASSIS. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(32). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19849

Edição

Seção

Estudos Linguísticos