A GÉNESE DE UM ROMANCE QUEIROSIANO: UM AUTÓGRAFO INÉDITO D’ A ILUSTRE CASA DE RAMIRES

Autores

  • Maria Isabel Rocheta Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

autógrafo, romance, edição genética, Eça de Queirós

Resumo

O presente artigo discorre sobre a pesquisa coordenada pela autora no CLEPUL, Centro de Investigação da Universidade de Lisboa, em torno de um manuscrito autógrafo de A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós, reencontrado no século XXI. Os estudos em curso permitem observar a génese da obra e sua evolução, assim como o intrincado processo criativo do autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Rocheta, Universidade de Lisboa

Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorada em Literatura Portuguesa pela mesma Universidade, é Professora da FLUL, onde lecciona Literatura Portuguesa dos séc. XIX a XXI, em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. Coordenadora da área de literatura portuguesa do CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da FLUL, aí coordena a edição genética de um autógrafo inédito de A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

ROCHETA, Maria Isabel. A GÉNESE DE UM ROMANCE QUEIROSIANO: UM AUTÓGRAFO INÉDITO D’ A ILUSTRE CASA DE RAMIRES. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 32, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19847. Acesso em: 12 maio. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos