DA FRAGMENTAÇÃO DO DISCURSO E DA PALAVRA: A ESCRITA DELIRANTE DE ANTÓNIO LOBO ANTUNES

Autores

  • Cláudia Amorim Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Lobo Antunes, pós-modernismo, Discursividade

Resumo

A escrita ficcional de António Lobo Antunes apresenta um estilo singular desde os primeiros romances publicados. Autor de quase três dezenas de obras, entre romances e crônicas, a sua ficção romanesca da chamada última fase caracteriza-se por apresentar uma escrita em fragmentos, marcada sobretudo pela quebra da linearidade discursiva, pela decomposição da palavra, pela inusitada pontuação, entre outros recursos. A inovação formal e a disposição gráfica de sua escrita provocam o efeito de estranhamento e a esse aspecto se somam ainda algumas marcas da estética pós-moderna como a polifonia, o discurso metaficcional, entre outros. A torção discursiva do estilo do autor constrói uma série de imagens em que abundam algumas figuras de palavras, como a comparação, a metáfora; figuras de pensamento, como a hipérbole; figuras de sintaxe e semântica como a hipálage, além de estribilhos (repetições), resultando em um discurso delirante e imagético.Nesse artigo, buscamos discutir algumas dessas características, associandoas a alguns dos seus romances, especialmente ao mais recente: Não é meia noite quem quer.

Biografia do Autor

Cláudia Amorim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e Pós-Doutora em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (subárea Mestrado em Literatura Portuguesa). Mantém um Convênio com a Xunta de Galiza, através do sistema de Leitorado.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Amorim, C. (2013). DA FRAGMENTAÇÃO DO DISCURSO E DA PALAVRA: A ESCRITA DELIRANTE DE ANTÓNIO LOBO ANTUNES. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(32). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19846

Edição

Seção

Estudos Linguísticos