ESTILÍSTICA LITERÁRIA: LEO SPITZER E A TRANSMUTAÇÃO HERMENÊUTICA DA LEITURA FILOLÓGICA

Autores

  • Nabil Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Estilística literária, Leo Spitzer, filologia, hermenêutica, crítica

Resumo

Este texto enfoca a obra do maior nome da estilística literária no século XX – Leo Spitzer (1887-1960) –, a fim de determinar, contrastando os comentários antagônicos de René Wellek e Jean Starobinski, sua especificidade teórica e metodológica em face da questão do “estilo” em literatura.

Biografia do Autor

Nabil Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciado e bacharel em Letras pela UFMG, mestre e doutor em Estudos Literários pela mesma instituição, na qual lecionou, no âmbito da graduação em Letras, a disciplina Teoria da Literatura (2009), e leciona, atualmente, a disciplina Literatura Comparada. Suas publicações na área dos Estudos Literários incluem capítulos de livros e artigos em periódicos acadêmicos nacionais. No momento, organiza o volume A crítica literária e a função da teoria, a ser publicado pela Faculdade de Letras da UFMG.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Araújo, N. (2013). ESTILÍSTICA LITERÁRIA: LEO SPITZER E A TRANSMUTAÇÃO HERMENÊUTICA DA LEITURA FILOLÓGICA. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(32). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19844

Edição

Seção

Estudos Linguísticos