A ROUGH GUIDE TO DOING CORPUS STYLISTICS

Autores

  • Tania M. G. Shepherd Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Tony Berber Sardinha Pontifícia Universidade Católica/SP

Palavras-chave:

style, corpus stylistics, corpus-driven analysis, literature, Julian Barnes

Resumo

This article has two main purposes. The first is to provide a short panorama of existing trends within computer-assisted stylistics. The second is to analyse a prize winning novel by English writer Julian Barnes, by resorting to the tenets and working tools of one of the newest branch of Stylistics, the so-called Corpus stylistics. To this end, the article starts by looking at various attempts at defining what style is and their implications to the definition of the discipline known as Stylistics. Then the paper presents recent work within the field of Corpus stylistics, as it describes the uses of computational tools as part of the stylistician tool kit. Finally, the paper provides a variety of ways with which a literary work may be approached digitally with a view to showing how computational tools can aid the stylistician in acts of interpretation.

------------------------------------------------------------------------------

UM BREVE GUIA PARA A ESTILÍSTICA DE CORPUS

Este artigo tem duplo objetivo. Por um lado, apresenta um breve panorama de tendências no âmbito da Estilística assistida por instrumentos computacionais. Por outro, introduz estudo de um romance premiado do escritor inglês Julian Barnes, com base nos princípios e nos instrumentos analíticos de uma das mais novas áreas da Estilística, a chamada Estilística de corpus. Para tal, o artigo inicia pelo levantamento de diferentes concepções de estilo e suas implicações para a definição da disciplina conhecida como Estilística. Em seguida, o artigo apresenta pesquisa recente na área da Estilística de corpus, ao descrever as ferramentas computacionais que fazem parte da bagagem de trabalho do pesquisador na área da Estilística. Ao fim, o artigo introduz maneiras de abordar a obra literária digitalmente, com o objetivo de demonstrar como as ferramentas computacionais podem ajudar o pesquisador na área da Estilística em atos de interpretação.

---

Artigo em inglês

Biografia do Autor

Tania M. G. Shepherd, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora associada da UERJ, onde atua na graduação em língua inglesa e pós-graduação em Linguística. Doutora em Inglês pela Universidade de Birmingham, publica nas áreas de Estudos da Linguagem, Linguística Aplicada, Linguística de Corpus e Linguística da Internet. Faz parte do GELC, Grupo de Estudos de Linguística de Corpus.

Tony Berber Sardinha, Pontifícia Universidade Católica/SP

Professor associado no programa de pós-graduação e Linguística Aplicada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Obteve seu doutorado em Inglês pela Universidade de Liverpool. Coordena o GELC, Grupo de Estudos de Linguística de Corpus, grupo esse que já produziu inúmeros artigos e livros sobre o assunto. Sua pesquisa versa principalmente sobre Linguística de Corpus, Metáfora e Ensino de Línguas.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Shepherd, T. M. G., & Sardinha, T. B. (2013). A ROUGH GUIDE TO DOING CORPUS STYLISTICS. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(32). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19841

Edição

Seção

Estudos Linguísticos