A ESTILÍSTICA E O DISCURSO LITERÁRIO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Elis de Almeida Cardoso Universidade de São Paulo
  • Alessandra Ferreira Ignez Instituto Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Estilística, discurso literário, estilo, pós-modernismo

Resumo

A Estilística, por muito tempo, foi tomada como uma disciplina que se aproximava da Retórica, sendo responsável pelo estudo das figuras de linguagem existentes em textos literários. Esse olhar redutor foi ampliado, pois, hoje, entende- se o estilo como formas de expressão em diferentes contextos enunciativos. Observa-se, dessa forma, a sua importância para os estudos discursivos, pois cada gênero apresenta usos linguísticos específicos que geram efeitos de sentido diversos. No caso do discurso literário, o pesquisador depara-se com a questão da forma, da expressividade e da individuação do dizer, sendo assim tenta investigar os efeitos expressivos obtidos por meio de traços estilísticos. Se o estudo do estilo de época na literatura fez-se importante, pois havia grupos de escritores com características estilísticas bem similares que revelavam seus ideais artísticos, atualmente, existe uma diversidade estilística muito grande, que dificulta o trabalho com o estilo de época e que abre as portas para uma análise mais plural, que identifique os traços estilísticos de cada autor, dos vários grupos que surgem simultaneamente na pós-modernidade com objetivos distintos. Desse modo, este artigo pretende mostrar de que maneira, à luz da Estilística, é possível analisar efeitos de sentido obtidos no discurso literário contemporâneo.

Biografia do Autor

Elis de Almeida Cardoso, Universidade de São Paulo

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, onde atua como professora na área de Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Fez pós-doutorado na Universidade de Lisboa, em Portugal. Tem desenvolvido suas pesquisas nas áreas de Morfologia, Lexicologia e Estilística. É autora do livro Drummond: um criador de palavras (São Paulo, Annablume, 2013) e uma das organizadoras do livro Modelos de Análise Linguística (São Paulo, Contexto, 2009).

Alessandra Ferreira Ignez, Instituto Federal de São Paulo

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Tem atuado como professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal de São Paulo, onde leciona para discentes do Ensino Médio e do Superior. Desde que iniciou o mestrado, tem se dedicado a pesquisas que dizem respeito a criações lexicais no discurso literário, fazendo parte do grupo de pesquisa “Criação lexical estilística ou literária”, coordenado pela Profa. Dra. Elis de Almeida Cardoso, docente da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Cardoso, E. de A., & Ignez, A. F. (2013). A ESTILÍSTICA E O DISCURSO LITERÁRIO CONTEMPORÂNEO. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(32). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19838

Edição

Seção

Estudos Linguísticos