ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR”

Autores

  • Gerson Tavares do Carmo Universidade Estadual do Norte Fluminense

Palavras-chave:

Carta do leitor, entimema, retórica, ensino da argumentação

Resumo

O presente trabalho ocupa-se da reconvocação dos elementos da retórica clássica presentes nas obras de Aristóteles e Quintiliano, com destaque para o entimema, bem como do uso desses elementos como conhecimento necessário para o processo de ensino e aprimoramento da escrita argumentativa de estudantes de pós-graduação na produção de um gênero específico: a carta do leitor. A metodologia empregada neste artigo teve natureza qualitativa, com o propósito de construir um instrumento para análise de cartas argumentativas produzidas em um experimento realizado num curso de pós-graduação. Dentre as cartas produzidas por doze pós-graduandos, foram escolhidas cartas de uma mestranda de psicologia como ilustração da aplicação do instrumento. Nesse sentido, foram apresentados a essa estudante os elementos da retórica clássica, assim como a disposição e o funcionamento destes na produção do gênero em questão, partindo do entimema como elemento central. Simultaneamente, foram analisados exemplares do gênero carta do leitor enviados à Revista Carta Capital, a fim de reconhecer neles a presença desses elementos e analisar de que maneira estes se combinam e contribuem para tornar o texto argumentativo objetivo, claro e persuasivo. Ao final de cada encontro, a partir da leitura de matérias da revista, a estudante passou a produzir cartas semelhantes às enviadas para a seção do leitor, com o propósito de empregar os elementos reconvocados vistos até ali. A experiência mostrou que o uso desses elementos foi capaz de contribuir para a melhoria da prática da escrita argumentativa dessa aluna.

Biografia do Autor

Gerson Tavares do Carmo, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutor em Sociologia Política e Mestre em Cognição e Linguagem, ambos pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), na qual é Professor Associado do Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem (LEEL), atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Pós-Graduação de Cognição e Linguagem e de Políticas Sociais. Atua nos seguintes níveis de ensino e temas de pesquisa: Educação de Jovens e Adultos com foco na autoria e memória docente e discente; Ensino Fundamental com foco nos manuscritos escolares e no medo/desejo de escrever. É coordenador do grupo de pesquisa/CNPQ “Escrita: poder e subjetividades”. Possui Bolsa CAPES Obeduc/Coordenador de Pesquisa.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

Carmo, G. T. do. (2013). ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR”. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(33). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19780

Edição

Seção

Estudos Literários