A RETÓRICA EM FRANCO MORETTI: SEUS DESDOBRAMENTOS

Autores

  • Pedro Dolabela Chagas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Retórica, história literária, teoria da literatura, Franco Moretti

Resumo

Apresentação da problemática retórica na obra de Franco Moretti; esclarecimento da sua afinidade com a “retórica da argumentação” (relativa à política e ao direito). A sua mobilização da retórica para a fundamentação teórica e metodológica de uma “história social das formas literárias”, que observaremos nalguns de seus pressupostos e desdobramentos principais, quais sejam: 1) a função social da literatura como instrumento de “produção de consenso”; 2) a concepção da literatura como produção cultural; 3) a proposição de uma “história lenta” da literatura, mais afim ao evolucionismo que à sucessão de “estilos de época” ou ao Zeitgeist hegeliano; 4) a eleição da análise retórica como paradigma de cientificidade para a crítica literária. Em meio a isso, situa-se a polêmica de Moretti contra certos valores dominantes na crítica e na historiografia, numa contribuição aos estudos literários que, da perspectiva do artigo, permanece atual.

Biografia do Autor

Pedro Dolabela Chagas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Literatura Comparada (UERJ) e em Estética e Filosofia da Arte (UFMG) e Mestre em Teoria Literária (UFMG). Foi Pesquisador Visitante na Universidade Stanford (EUA) e na Akademie Schloss Solitude (Stuttgart/Alemanha). É Professor Adjunto de Teoria Literária da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde pertence ao corpo docente do Programa de Pós-Graduação “Memória: Linguagem e Sociedade”. Realiza pesquisas e publicações sobre a Epistemologia da Estética e da Crítica de Arte, a Teoria do Romance, a Teoria Literária e o Romance Brasileiro. É editor da coluna “Estudos do Romance” da Revista Eutomia (UFPE).

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

Chagas, P. D. (2013). A RETÓRICA EM FRANCO MORETTI: SEUS DESDOBRAMENTOS. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(33). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19779

Edição

Seção

Estudos Literários