OS NEGROS BOÇAIS NA SÁTIRA ATRIBUÍDA A GREGÓRIO DE MATOS E GUERRA

Autores

  • Marcello Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Gregório de Matos e Guerra, sátira, retórica epidítica, lexis, palavra peregrina

Resumo

Demonstra-se, por meio da análise de poema atribuído a Gregório de Matos e Guerra, como a palavra peregrina, cuja doutrina remonta à Retórica de Aristóteles, conquanto proscrita de escritos que primavam pela vernaculidade, nos séculos XVI, XVII e XVIII, é empregada engenhosamente na cidade da Bahia para produzir a figuração de éthe de tipo baixo, que evidenciam o seu tipo de caráter pela lexis faltosa que lhes é própria. No poema que analisamos, palavras de origem tupi ou banta se misturam aos vocábulos portugueses, produzindo mistos monstruosos que se caracterizam por sua baixa perspicuitas ou inteligibilidade. Devido ao comprometimento da perspicuitas pelo acúmulo de palavras peregrinas, sobressai a phoné frente ao logos, efeito de rumorejo que é elocutivamente visado pelo poeta.

Biografia do Autor

Marcello Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor Titular de Letras Luso-Brasileiras e de Historiografia e História Literária do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, DELL. É consultor da FAPESP e membro do conselho editorial de revistas da área de Letras como Estudios Portugueses y Brasileños, Labirintos e Floema: Caderno de Teoria e História Literária. Publicou em 2011 Critica Textualis in Caelum Revocata? Uma Proposta de Edição e Estudo da Tradição de Gregório de Matos e Guerra, estampado pela Edusp, com que ganhou o prêmio Jabuti.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

Moreira, M. (2013). OS NEGROS BOÇAIS NA SÁTIRA ATRIBUÍDA A GREGÓRIO DE MATOS E GUERRA. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(33). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19773

Edição

Seção

Estudos Literários