INSTITUIÇÃO RETÓRICA, TÉCNICA RETÓRICA, DISCURSO

Autores

  • João Adolfo Hansen Universidade de São Paulo/CNPq

Palavras-chave:

Instituição retórica, técnica retórica, engenho, emulação, decoro, verossimilhança, proporção

Resumo

O objeto principal do texto é a antiga instituição retórica e suas técnicas. Especifica elementos da invenção, disposição, elocução e memória dos diversos gêneros e define categorias e procedimentos técnicos, como emulação, engenho, proporção, decoro, verossimilhança etc., com exemplos da elegia erótica romana e da escultura antiga.

Biografia do Autor

João Adolfo Hansen, Universidade de São Paulo/CNPq

Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1988). Professor Titular aposentado desta Universidade, membro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e membro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, é autor, dentre outros ensaios sobre as letras luso-brasileiras dos séculos XVI, XVII e XVIII, dos seguintes títulos: A Sátira e o Engenho. Gregório de Matos e a Bahia do Século XVII (2 ed. São Paulo, Campinas, Hedra, Unicamp, 2004); A ficção da literatura em Grande Sertão: Veredas (São Paulo, Hedra, 2004).

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

Hansen, J. A. (2013). INSTITUIÇÃO RETÓRICA, TÉCNICA RETÓRICA, DISCURSO. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(33). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19759

Edição

Seção

Estudos Literários