APRESENTAÇÃO

Autores

  • Maria do Amparo Tavares Maleval UERJ
  • Fátima Cristina Dias Rocha UERJ

Palavras-chave:

apresentação

Biografia do Autor

Maria do Amparo Tavares Maleval, UERJ

Possui doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1982), com tese sobre a retórica de Fernão Lopes, e estágios de pós-doutorado na Fundação Calouste Gulbenkian como "bolseira" (Lisboa, 1983), na USP (1989-1990) e na UNICAMP (2006-2007, com bolsa PDS do CNPq). Professora aposentada da UFF, onde continua a colaborar com o NUEG-UFF (Núcleo de Estudos Galegos), que criou e dirigiu por vários anos, aposentou-se recentemente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como professora associada. Nesta Universidade, a par das suas atividades docentes, foi pesquisadora do Prociência e desempenhou várias funções administrativas. No âmbito da extensão e das relações internacionais, criou e coordenou (1988-2012) o Programa de Estudos Galegos e seu Leitorado mantido através de convênio com a Xunta de Galicia; bem como coordenou a parte brasileira do Projeto de Cooperação Internacional UERJ (CAPES) / Universidade da Corunha (MECD) sobre "O processo de emergência lingüística e literária na Galiza e no Brasil', em 2003-2004 e 2008-2010. É colaboradora voluntária do Programa de Estudos Medievais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro de GT de Estudos Medievais da ANPOLL, que coordenou da sua criação em 2005 até 2008, e sócia-fundadora da Associação Brasileira de Estudos Medievais, que presidiu de 2005 a 2009. É autora, dentre outros títulos, de "Rastros de Eva no imaginário ibérico" (Santiago de Compostela: Laiovento, 1995), "Peregrinação e poesia" (Rio de Janeiro: Ágora da Ilha, 1999), "Poesia medieval no Brasil" (Rio de Janeiro: Ágora da Ilha, 2002), "Maravilhas de São Tiago" (Niterói: EdUFF, 2005) e "Fernão Lopes e a retórica medieval" (Niterói: EdUFF, 2010). Dirige, na EdUFF, as séries Estudos Galegos e Estante Medieval. Participa(ou) do corpo editorial de vários periódicos, dentre os quais Signum (ABREM), Matraga (UERJ), Labirintos (UEFS), e Mirabilia (UFES). As pesquisas que vem desenvolvendo nos últimos quinze anos relacionam-se às Atualizações da Idade Média nas literaturas galega, portuguesa e brasileira (na poesia, na prosa e no teatro) e, mais recentemente, aos procedimentos retóricos da literatura medieval galego-portuguesa. Relacionadas com essas pesquisas, desenvolveu dezenas de orientações no correr dos anos: 20 Iniciações Científicas, 4 monografias de Especialização, 20 dissertações de Mestrado, 7 teses de Doutorado e 6 Supervisões de Pós-Doutorado. No momento orienta 2 dissertações de Mestrado, 2 teses de Doutorado e supervisiona um estágio de Pós-Doutorado.

Fátima Cristina Dias Rocha, UERJ

Possui graduação em Letras Português Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira do Instituto de Letras da Uerj. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita de si, diário íntimo, correspondência, autobiografia e romance autobiográfico.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

Maleval, M. do A. T., & Rocha, F. C. D. (2013). APRESENTAÇÃO. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(33). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19757

Edição

Seção

Apresentação