ANÁLISE DO ESPAÇO: ADAPTAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE ESQUEMAS MULTIMODAIS

Autores

  • Louise J. Ravelli University of New South Wales

Palavras-chave:

construção de sentidos, intersemiose, textos tridimensionais.

Resumo

No campo da análise multimodal do discurso, uma das áreas de aplicação mais interessantes é a do espaço tridimensional: o exame de aspectos do ambiente construído e o seu potencial para construir sentidos. O ambiente construído, ou seja, casas, escritórios, edifícios públicos, parques, etc., realmente constrói sentidos. São espaços que falam; entretanto, esses sentidos são com frequência tão familiares que o que falam não é ouvido. Às vezes, porém, locais novos e incomuns chamam a atenção para seus significados e podem suscitar reações antagônicas. Este trabalho sugere formas de análise de textos tridimensionais, com base no esquema de Kress e van Leeuwen (2006). Desenvolvido principalmente para a análise de imagens bidimensionais, o esquema foi ampliado com sucesso para uma série de outros textos multimodais. Alguns exemplos de ampliação para a análise do ambiente construído incluem os trabalhos de Pang (2004), O’Toole (1994), Ravelli (2006), Safeyton (2004), Stenglin (2004) e White (1994), que informam as análises aqui apresentadas. Este artigo identifica alguns dos princípios teóricos fundamentais que alicerçam essa abordagem, incluindo as noções de texto, contexto e metafunção. Além disso, descreve algumas das principais áreas de análise de textos tridimensionais, considerando formas de integrá-las, tendo como objeto de estudo o edifício Scientia da Universidade de New South Wales, Austrália.

Biografia do Autor

Louise J. Ravelli, University of New South Wales

Professora Associada de Comunicação da School of the Arts and Media naFaculty of Arts and Social Sciences, University of New South Wales, Australia. Completou seu Bacharelado BA (Honours) em Linguística na Universityof Sydney, sob a supervisão dos Professores M.A.K. Halliday e J.R. Martin. Ganhou a primeira Bolsa Collins Cobuild para fazer seu M. Phil com o Professor John Sinclair na Universityof Birmingham, e a Bolsa Common wealth Scholar ship and Fellow ship Plan para fazer seu PhD com o Professor Michael Hoey, na mesma Universidade de Birmingham. Publicou Museum Texts: Communication Frameworks (2006, Routledge) e co-organizou, Analysing Academic Writing: Contextualized Frame works (com Robert Ellis, 2004, Continuum); GrammaticalMetaphor (com Anne- Marie Simon-Vandenbergen e Miriam Taverniers, 2003, Benjamins), eAdvances in SystemicLinguistics: Recent Theory and Practice (with Martin Davies, 1992, Pinter), além de ter escrito capitulos e artigos. Recentemente escreveu (com Brian Paltridge and Sue Starfield, 2014, Libri) Doctoral Writing in the Creative and Performing Arts e tem no prelo, com Robert McMurtrie, a monografia Multimodality in the Built Environment: Spatial Discourse Analysis, Routledge. Seus interesses de pesquisa se concentram na comunicação em contextos profissionais, usando abordagens sociosemióticas, incluindo linguística sistêmico-funcional e análise do discurso multimodal. Esses interesses são em relação a noções convencionais de ´texto´ e a noções estendidas de texto, tais como as que incluem o ambiente construído.

Downloads

Publicado

2014-06-19

Como Citar

Ravelli, L. J. (2014). ANÁLISE DO ESPAÇO: ADAPTAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE ESQUEMAS MULTIMODAIS. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(34). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17515