PONTOS POLÊMICOS NA LEITURA QUE LACAN FEZ DE SAUSSURE

Autores

  • Maria de Fátima Vilar de Melo UNICAP
  • Glória Maria Monteiro de Carvalho UNICAP

Palavras-chave:

Signo linguístico, Teoria do valor, Psicanálise lacaniana.

Resumo

Colocamos em discussão a interpretação corrente da leitura realizada por Lacan do trabalho de Saussure, notadamente a sua interpretação do signo linguístico que foi concebido por Saussure, segundo o CLG. A partir desta discussão, defendemos que mais do que uma subversão das ideias de Saussure, o que Lacan fez foi uma leitura precisa e inovadora dessas ideias e que dá um lugar de destaque à Teoria de Valor. Outros trabalhos de Saussure vêm corroborar essa leitura.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Vilar de Melo, UNICAP

Doutora em Psicologia pela Université Paris V, professora e pesquisadora da Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP, na área de linguística, considerando sua interface com a psicanálise.

Glória Maria Monteiro de Carvalho, UNICAP

Doutora em Línguística pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, professora e pesquisadora (CNPq) da Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP, na área de linguística, subárea de aquisição de linguagem.

Downloads

Publicado

2014-06-19

Como Citar

Melo, M. de F. V. de, & Carvalho, G. M. M. de. (2014). PONTOS POLÊMICOS NA LEITURA QUE LACAN FEZ DE SAUSSURE. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(34). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17513