DE SAUSSURE A CHARAUDEAU: O SIGNO DA LÍNGUA E O SIGNO DO DISCURSO

Autores

  • André Crim Valente UERJ
  • Fabiana dos Anjos Pinto UERJ

Palavras-chave:

signo, língua, discurso, contrato de comunicação.

Resumo

A obra de Ferdinand de Saussure foi revisitada intensamente, em 2013, ano do centenário da morte do mestre genebrino. Em verdade, sua produção linguística sempre foi objeto de estudos vários desde o lançamento do Curso de Linguística Geral, em 1916. Este artigo traz reflexões de renomados linguistas sobre a obra saussuriana e busca vínculos dela com a Análise do Discurso a partir das noções de signo da língua e signo do discurso. Dentre as diversas vertentes da AD, faz-se aqui uma opção pela corrente semiolinguística do discurso, tendo como base teórica a obra de Patrick Charaudeau, com destaque para o conceito de contrato de comunicação. Com apoio de tal suporte teórico, procederse- á à análise de textos midiáticos, verbais e não verbais, com o intuito de ressaltar a importância dos signos linguísticos – da língua e do discurso – na construção dos sentidos nesse gênero textual.

Biografia do Autor

André Crim Valente, UERJ

Professor Associado do Instituto de Letras da UERJ, onde leciona na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Concluiu seu doutorado em Língua Portuguesa na UFRJ em 1994 e fez seu Doutoramento na Universidade do Porto em 2006. Membro do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (CIAD) e do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL, atua na integração dos estudos sobre léxico e discurso, com ênfase nos aspectos semântico-estilísticos. É autor de A linguagem nossa de cada dia e de Neologia na mídia e na literatura: percursos lingüísticodiscursivos. Foi organizador das obras “Língua, linguística e literatura: uma integração para o ensino,”Aulas de Português: perspectivas inovadoras”, “Língua Portuguesa e identidade: marcas culturais” e “Língua Portuguesa: descrição e ensino”. Atualmente coordena o Doutorado em Língua Portuguesa na UERJ, é vice-coordenador de seu GT na ANPOLL e desenvolve pesquisas como Procientista da UERJ.

Fabiana dos Anjos Pinto, UERJ

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Atua como professora de Língua Portuguesa e Produção Textual na Escola SESC de ensino médio (ESEM). Tem experiência docente na área de Linguagens, com ênfase em Língua Portuguesa, especificamente junto ao público de ensino médio, concursos públicos e vestibulares. Na área de pesquisa, trabalha, principalmente, com os seguintes temas: crítica gramatical e análise do discurso midiático.

Downloads

Publicado

2014-06-19

Como Citar

Valente, A. C., & Pinto, F. dos A. (2014). DE SAUSSURE A CHARAUDEAU: O SIGNO DA LÍNGUA E O SIGNO DO DISCURSO. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(34). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17512