IDENTIDADE MORFOLÓGICA, CONSERVAÇÃO E VARIAÇÃO LINGUÍSTICAS: SOBRE SAUSSURE E CULIOLI

Autores

  • Márcia Romero UNIFESP
  • Valdir do Nascimento Flores UFRGS

Palavras-chave:

variação linguística, mudança fonética, analogia, língua, fala.

Resumo

Este texto busca evidenciar um aspecto da reflexão saussuriana e ver, em linhas gerais, seus desdobramentos na teoria enunciativa de A. Culioli: a paradoxal relação entre conservação e variação linguísticas. Para desenvolvê-la, utiliza-se uma metodologia teórico-conceitual que parte da consideração heurística do diálogo sobre o tema ocorrido entre C. Normand e A. Culioli (CULIOLI, NORMAND, 2005). Em seguida, busca-se ancoragem nas análises saussurianas acerca da analogia e das mudanças fonéticas para propor o entendimento segundo o qual a regularidade da ordem da língua sustenta uma perspectiva de mudança no uso que é feito dela. A conclusão sugere ampliar o debate de forma a incluir o falante como formulação teórica essencial nos movimentos de conservação e mudança linguísticas.

Biografia do Autor

Márcia Romero, UNIFESP

Possui DEA em Ciências da Linguagem pela Universidade de Paris X e Doutorado em Letras pela USP. Com bolsa do CNPq de Doutorado, participou de pesquisas relacionadas à área de semântica lexical junto às Universidades de Paris X e Paris VII. É docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Dentre os artigos publicados, destacam-se: Processos enunciativos e identidade semântica da preposição POR, Cadernos do IL, 2013; Le fonctionnement sémantique de la préposition POR en PB, Faits de langues, 2011; Epilinguismo: considerações acerca de sua conceitualização em A. Culioli e C. Franchi, ReVEL, 2011, Um possível diálogo entre a Teoria das Operações Enunciativas e a Aquisição: identidade semântica e produtividade discursiva, Alfa, 2010; La maîtrise de la langue à travers la vie créative des mots, Langue, cultures, société (no prelo). Destacase ainda a organização da obra Linguagem e Enunciação: representação, referenciação e regulação, Editora Contexto, 2011.

Valdir do Nascimento Flores, UFRGS

Doutor em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou estudos de pós-doutorado (CNPq) na Université de Paris XIIVal- de-Marne e na Université de Paris X-Nanterre (CAPES).Atualmente, é professor Associado de Linguística e Língua Portuguesa do curso de graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor e orientador do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma Universidade. É autor de livros, capítulos de livro e artigos. Entre eles, destacam-se:Introdução à linguística da enunciação (São Paulo: Contexto, 2005); Enunciação e gramática (São Paulo: Contexto, 2008); Dicionário de linguística da enunciação (São Paulo: Contexto, 2009). É pesquisador PQ-CNPq.

Downloads

Publicado

2014-06-19

Como Citar

Romero, M., & Flores, V. do N. (2014). IDENTIDADE MORFOLÓGICA, CONSERVAÇÃO E VARIAÇÃO LINGUÍSTICAS: SOBRE SAUSSURE E CULIOLI. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(34). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17510