A PRESENÇA DE SAUSSURE NA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO NA LÍNGUA DE OSWALD DUCROT

Autores

  • Leci Borges Barbisan PUCRS

Palavras-chave:

saussurianismo, relação, valor, semântica sintagmática.

Resumo

O texto “A presença de Saussure na Teoria da Argumentação na Língua” tem por objetivo avaliar a filiação da teoria, criada por Oswald Ducrot na École de Hautes Études em Sciences Sociales de Paris, a conceitos de Ferdinand de Saussure. È mostrada inicialmente a importância que o Curso de Linguística Geral assumiu , apesar das dificuldades que contém, para a preservação do pensamento de Saussure, e a valiosa contribuição que trouxe para o desenvolvimento de teorias não apenas da linguagem, mas também das ciências humanas, durante o século XX. Dentre os conceitos mais relevantes do saussurianismo são destacados os de relação e de valor. A Teoria da Argumentação na Língua constrói uma interpretação do valor linguístico saussuriano pelo olhar da alteridade que se encontra no diálogo O Sofista de Platão. É a partir dessa noção que Ducrot, excelente conhecedor da Filosofia clássica, desenvolve seu conceito de valor argumentativo, mostrando como, pela relação entre entidades lexicais, é possível explicar os sentidos que se encontram em discursos. Em vista disso, o sentido decorre da linguagem, não é resultado de referência à realidade. Na conclusão, surge uma questão: Ducrot ultrapassou Saussure? Responde-se negativamente, considerando-se que o trabalho de Ducrot, embora seja devedor do pensamento de Saussure, não o continuou, produziu uma semântica sintagmática da língua.

Biografia do Autor

Leci Borges Barbisan, PUCRS

Doutora em Didactique dês Langues pela Université de Grenoble III (França) e Pós-doutorado na Ecole dês HautesEtudes em Sciences Sociales de Paris. É Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde desenvolve pesquisa com apoio na Teoria da Argumentação na Língua. É autora de artigos e capítulos de livros. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2014-06-19

Como Citar

Barbisan, L. B. (2014). A PRESENÇA DE SAUSSURE NA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO NA LÍNGUA DE OSWALD DUCROT. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(34). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17509