IMPORTÂNCIA E PERMANÊNCIA DAS IDEIAS DE SAUSSURE

Autores

  • Darcilia M. P. Simões UERJ
  • Claudio Artur O. Rei UNESA

Palavras-chave:

construto saussuriano, formação do linguista.

Resumo

Este artigo tem por meta apresentar uma síntese do percurso seguido por Saussure na sua constituição como linguista e seu construto teórico. Fazer breve revisão de suas principais dicotomias para estimular a leitura do CLG, como leitura fundadora para os estudos linguísticos. Estabelecer uma relação entre o construto saussuriano e algumas propostas teóricas da atualidade, com vista a demonstrar a necessidade de que se conheçam as ideias saussurianas como base para a formação do linguista contemporâneo.

Biografia do Autor

Darcilia M. P. Simões, UERJ

Procientista (UERJ-Faperj). Professora Associada de Língua Portuguesa (ILE-UERJ/DE). Pós-doutora em Linguística (UFC/2009) e em Comunicação & Semiótica (PUC-SP/2007); Doutora em Letras Vernáculas (UFRJ/1994), Mestre em Letras (UFF/ 1985). Lidera o GrPesq Semiótica, Leitura e Produção de Textos (SELEPROT/CNPq). Coordena o GT Ensino-Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA/ANPOLL).

Claudio Artur O. Rei, UNESA

Doutor e Mestre em Língua Portuguesa pela UERJ, instituição na qual também cursou a graduação e a especialização. Professor Adjunto da Universidade Estácio de Sá, desde 2000, onde acumula o cargo de coordenador do curso de Letras, do campus Nova Iguaçu. Desenvolve pesquisa na área de Estilística, com subsídios em Semântica e Semiótica, voltada para uma modalidade funcional em que se discutem as escolhas lexicais a partir das variantes eleitas a serem aplicadas. Professor do Ensino Médio desde 1990 e professor do Ensino Fundamental desde 1994, na rede pública e privada.

Downloads

Publicado

2014-06-19

Como Citar

Simões, D. M. P., & Rei, C. A. O. (2014). IMPORTÂNCIA E PERMANÊNCIA DAS IDEIAS DE SAUSSURE. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(34). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17507