ONIPRESENÇA DE SAUSSURE?

Autores

  • Helênio Fonseca de Oliveira UERJ

Palavras-chave:

Saussure, langue, parole, substância, forma, sincronia, diacronia.

Resumo

O Cours de linguistique générale, obra póstuma de Saussure, fruto de insights geniais, é fundador de uma nova teoria, nascida com o destino de ser rapidamente ultrapassada pela torrente de inovações que ela própria suscita. As categorias saussurianas continuam subjacentes à produção científica dos atuais estudiosos da linguagem, às vezes reformuladas, às vezes enriquecidas, mas de tal forma entranhadas na cultura linguística posterior a 1916 (ano da publicação do Cours...), que as empregamos sem nos darmos conta de que se trata delas, a tal ponto que descrever línguas sem as levar em conta é muitas vezes, ainda hoje, um erro epistemológico. Com exemplos frequentemente “portuguescêntricos”, procura- se, neste artigo, a partir das dicotomias langue/parole, substância/forma e sincronia/diacronia, ilustrar a forma como a “onipresença” sedimentada de Saussure se dá. Isso não implica minimizar as diferenças existentes entre as teorias que estudam a linguagem, mas tem-se falado tanto nelas, que a prioridade agora é lembrar as semelhanças.

Biografia do Autor

Helênio Fonseca de Oliveira, UERJ

Professor adjunto de Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde atua nos cursos de Doutorado, Mestrado e Graduação em Letras. Maître de Conférence da Sorbonne Nouvelle. Membro do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (CIAD) e da Academia Brasileira de Filologia (ABF).

Downloads

Publicado

2014-06-19

Como Citar

Oliveira, H. F. de. (2014). ONIPRESENÇA DE SAUSSURE?. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(34). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17505