O ‘EU’ E ‘O LIVRO DO DESASSOSSEGO’: REFLEXÕES EM TORNO DE AUGUSTO DOS ANJOS E FERNANDO PESSOA

Autores

  • Lucia Helena UFF

Palavras-chave:

modernidade, subjetividade, sentimento trágico.

Resumo

O ensaio considera a poesia de Augusto dos Anjos, sob o paradigma da “ficção do desassossego”, entendido, a partir da obra de Fernando Pessoa, como produto melancólico da tensão moderna entre a construção do eu e da intimidade e a percepção trágica da existência na arte ocidental. No poeta paraibano, menos do que um tema, o desassossego é um procedimento artístico, que retoma o tom das cosmogonias gregas, mas não encontra o alento da purgação catártica.

Biografia do Autor

Lucia Helena, UFF

Professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora titular da Universidade Federal Fluminense, é bolsista do CNPq, sendo líder do Grupo de Pesquisa “Nação e Narração” (CNPq). Tem diversos ensaios publicados em periódicos nacionais e do exterior, e entre seus livros contam-se A cosmo agonia de Augusto dos Anjos, Ficções do desassossego e Náufragos da esperança.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Helena, L. (2014). O ‘EU’ E ‘O LIVRO DO DESASSOSSEGO’: REFLEXÕES EM TORNO DE AUGUSTO DOS ANJOS E FERNANDO PESSOA. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(35). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17486