AUGUSTO DOS ANJOS: UM ‘EU’ EM CONFLITO

Autores

  • Guaraciaba Micheletti Universidade Cruzeiro do Sul
  • Alessandra Ferreira Ignez Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

estilística, discurso, ethos.

Resumo

A análise estilístico-discursiva de alguns poemas de Augusto dos Anjos evidencia o ethos daquele que enuncia. Mediante a análise de três sonetos — “A Ideia”, “Psicologia de um vencido” e “Vencedor” —, busca-se compreender a relação entre os poemas e seu contexto de produção, sublinhando marcas de subjetividade, efeitos de sentido e de expressividade neles existentes.

Biografia do Autor

Guaraciaba Micheletti, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora aposentada da Universidade de São Paulo e da Universidade Cruzeiro do Sul, é coordenadora do Grupo de Pesquisa “Estudos Estilísticos”. Recentemente, publicou os ensaios “Enunciação e estilo: práticas de análise estilístico-discursivas”, “Estudos de discurso e estilo” e “A poesia, o mar e a mulher: um só Vinicius”.

Alessandra Ferreira Ignez, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora pela Universidade de São Paulo, atualmente faz estudos de pós-doutorado na Universidade Cruzeiro do Sul, vinculada ao Grupo de Pesquisa “Estudos Estilísticos”, coordenado pela Professora Guaraciaba Micheletti. Entre suas publicações, figuram “A leitura na sala de aula: um desafio” e “A estilística e o discurso literário contemporâneo”.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Micheletti, G., & Ignez, A. F. (2014). AUGUSTO DOS ANJOS: UM ‘EU’ EM CONFLITO. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(35). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17483