RAZOAMENTOS SOBRE LETRAMENTO EM CONTEXTO DE AOLP

Autores

  • Reina Marisol Troca Pereira Universidade da Beira Interior

Palavras-chave:

letramento, AOLP, ensino, aprendizagem

Resumo

O artigo apresenta-se como um ensaio sobre o ensino-aprendizagem, o uso e as implicações do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AOLP) de 1990, na literacia. Entre benefícios e problemáticas, cria-se um espaço de reflexão sócio- cultural, linguística e didáctica acerca da normalização de mudanças ortográficas. De uma amálgama de dificuldades de aprendentes e ensinantes resultam traços de justificado saudosismo, juntamente com mostras de entusiasmo, expectativa e resiliência na alfabetização funcional.

Biografia do Autor

Reina Marisol Troca Pereira, Universidade da Beira Interior

Professor Auxiliar com Agregação. Humanidades-Línguas e Literaturas. Universidade da Beira Interior. Faculdade de Artes e Letras. Departamento de Letras. Agregação Universidade de Coimbra. Doutoramento Estudos Clássicos área de especialização em Literatura Grega. Universidade de Coimbra. Doutoramento Letras (Linguística Histórico-Comparativa).Universidade da Beira Interior, Portugal. Mestrado em Línguas e Literaturas Clássicas. Universidade de Coimbra, Portugal.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Como Citar

Pereira, R. M. T. (2015). RAZOAMENTOS SOBRE LETRAMENTO EM CONTEXTO DE AOLP. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(36). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17056