REFERENCIAÇÃO E LETRAMENTO: O USO DE EXPRESSÕES PRÉ-FABRICADAS

Autores

  • Vanda Maria Cardozo de Menezes UFF

Palavras-chave:

referenciação, letramento, expressões pré-fabricadas

Resumo

O artigo apresenta uma abordagem sociocognitiva do processo de referenciação, com o objetivo de verificar em que medida e de que maneira se pode atualizar ou, mesmo, confirmar as estratégias adotadas no tratamento do léxico no processo de letramento, na leitura e na escrita. Estudos sobre como as palavras são armazenadas na memória do usuário e sobre como são acessadas no uso da língua, em especial as teorias desenvolvidas a partir de pesquisas em psicolinguística, foram utilizados para a compreensão do processo de letramento e marcaram avanços nessa área. Em continuidade, se destacam os estudos cognitivistas, com a noção de categorização prototípica, e, mais atualmente, os estudos sócio-cognitivistas, com a noção de representação exemplar, com base na experiência dos falantes culturalmente situados. Uma aplicação desses estudos ao processo de letramento é demonstrada, neste artigo, por observações relativas ao acesso a estruturas pré-fabricadas no processo de referenciação.

Biografia do Autor

Vanda Maria Cardozo de Menezes, UFF

Possui Graduação (1979) e Mestrado (jan/1989) em Letras pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado (jan/2001) em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense em cursos de Graduação em Letras e Pós-graduação em Estudos Linguísticos, com ênfase em estudos de texto e gramática (Linguística textual, Funcionalismo, Semântica cognitiva).

Downloads

Publicado

2015-07-30

Como Citar

Menezes, V. M. C. de. (2015). REFERENCIAÇÃO E LETRAMENTO: O USO DE EXPRESSÕES PRÉ-FABRICADAS. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(36). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17052