LETRAMENTO ACADÊMICO DE ALUNOS DE LETRAS: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE ATITUDES ATIVAS E TÁTICAS

Autores

  • Lúcia de Fátima Santos Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Atitudes Ativas, Atitudes Táticas.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa de cunho etnográfico, desenvolvida na área de Linguística Aplicada, com o objetivo de compreender a constituição de alunos de Letras como produtores de textos escritos em português, visando a atitudes ativas e táticas. O corpus é formado por entrevista e atividades de escrita e reescrita de textos dos mesmos alunos, realizadas no decorrer de duas disciplinas do curso de Letras, ministradas pela mesma professora. A análise dos dados indica poucos momentos em que os alunos apresentam atitudes ativas e táticas no processo de escrita, nas atividades realizadas nas duas disciplinas. Esse resultado se atribui, entre outras razões, à história de cada aluno como produtor de textos na educação básica e, principalmente, à ausência de um trabalho significativo de produção de textos na universidade.

Biografia do Autor

Lúcia de Fátima Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Letras (1987), mestrado em Letras e Linguística (1996) e doutorado em Linguística ( 2007) pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professora adjunta desta universidade e coordenadora do projeto em Letras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna, leitura e produção de textos, gêneros discursivos no ensino de língua materna, livro didático, ensino de gramática, letramento e formação de professores

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Publicado

2015-07-30

Como Citar

Santos, L. de F. (2015). LETRAMENTO ACADÊMICO DE ALUNOS DE LETRAS: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE ATITUDES ATIVAS E TÁTICAS. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(36). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17051