LETRAMENTO NA ERA DA INFORMAÇÃO: A QUESTÃO DA LEITURA EM MEIO DIGITAL NA PESQUISA CIENTÍFICA UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Cristina Vergnano-Junger UERJ

Palavras-chave:

letramento, revisão bibliográfica, internet

Resumo

Neste artigo trazemos reflexões de caráter teórico sobre a prática letrada da revisão bibliográfica por parte de alunos universitários, entendida como uma atividade de leitura. Nosso foco volta-se para as implicações do uso da internet como fonte de pesquisa e as relações que podem ser estabelecidas para o desenvolvimento do nível de letramento neste contexto particular. Nesse sentido, oferecemos alguns parâmetros para o desenvolvimento de tal prática letrada. Apoiamo-nos nos conceitos de letramento de Cerutti-Rizzatti, Kleiman, Gasque e Soares, rejeitando, no entanto, a pluralização do termo. Para a questão da leitura, adotamos uma perspectiva multidirecional, segundo Vergnano-Junger. A título de problematização, defendemos que as práticas letradas universitárias oferecem desafios aos alunos e demandam aprendizagem específica que precisa ser implementada nos currículos. A realização de pesquisas e revisão bibliográfica, por exemplo, têm na internet uma importante fonte de recursos. Mas, devido às características do meio virtual, demanda capacidades de seleção, comparação, organização e criticidade que se somam às habilidades, estratégias e conhecimentos já requeridos para a atividade nos suportes impressos. Reconhecemos, porém, que nem sempre a preocupação sistemática com os aspectos da leitura de revisão bibliográfica está presente na formação acadêmica e que, no que se refere à internet, tal ausência é mais patente. Concluímos que parte da questão pode relacionar-se ao momento de transição em que nos encontramos em nossa relação com as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e as práticas que instauram.

Biografia do Autor

Cristina Vergnano-Junger, UERJ

Professora Associada do Instituto de Letras da UERJ. Atua na graduação como docente de língua espanhola e na pós-graduação em Letras, área de Linguística. Lidera o grupo de pesquisa Laboratório de Espanhol Virtual – LabEV, desenvolvendo pesquisas no campo da compreensão leitora e tecnologias da informação e comunicação, com publicações de artigos e capítulos em coletâneas sobre o tema. Realizou pós-doutorado em Linguística Aplicada em 2012, na Universidade Pompeu Fabra/Barcelona.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Como Citar

Vergnano-Junger, C. (2015). LETRAMENTO NA ERA DA INFORMAÇÃO: A QUESTÃO DA LEITURA EM MEIO DIGITAL NA PESQUISA CIENTÍFICA UNIVERSITÁRIA. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(36). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17047