INTERSEÇÕES ENTRE A LINGUÍSTICA APLICADA E OS ESTUDOS DE LETRAMENTO: DESENHOS TRANSDISCIPLINARES, ÉTICOS E CRÍTICOS DE PESQUISA

Autores

  • Angela Kleiman UNICAMP
  • Paula Baracat De Grande UNICAMP

Palavras-chave:

transdisciplinaridade, abordagem sociocultural, ética na pesquisa, pesquisa crítica.

Resumo

O artigo aborda três aspectos das pesquisas que estudam a escrita dentro da vertente sociocultural dos Estudos de Letramento inseridas no campo da Linguística Aplicada, interseção que determina dimensões epistemológicas, objetos e objetivos de pesquisa e abordagens teórico-metodológicas dos pesquisadores, como também as relações éticas com os grupos pesquisados. Com base nas pesquisas realizadas pelo Grupo Letramento do Professor, discutimos a categoria de transdisciplinaridade e as relações que têm sido desenvolvidas com o dialogismo do Círculo de Bakhtin, trazendo como exemplo os resultados de uma investigação sobre formação do professor. Em decorrência das abordagens teóricometodológicas adotadas, discutimos um aspecto central para o Grupo a ética na pesquisa crítica, também um ponto em comum com a Linguística Aplicada. Finalmente, discutimos as interseções metodológicas, no enfoque etnográfico adotado nas pesquisas do Grupo Letramento do Professor. Concluímos comentando que a vertente da Linguística Aplicada que concebe seu objeto de pesquisa de modo transdisciplinar e adota critérios éticos como elementos de validação favorece o desenvolvimento de estudos críticos sobre a escrita nos quais tanto a escolha de problemas e contextos de pesquisa quanto as interações estabelecidas com os participantes obedecem a metas sociais dos grupos investigados.

Biografia do Autor

Angela Kleiman, UNICAMP

Professora Titular colaboradora da UNICAMP. Formada em Letras-Inglês na Universidad de Chile, obteve seu Mestrado e seu Doutorado em Linguística na University of Illinois, EUA. Coordenou a implantação do Departamento de Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, em 1982, e a criação dos cursos de Mestrado e Doutorado do Departamento.

E-mail: akleiman@mpc.com.br

Paula Baracat De Grande, UNICAMP

Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP, mestre e graduada em Letras pela mesma instituição. Organizadora do livro Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em Linguística Aplicada (com Claudia Vóvio e Luanda Sito) pela editora Mercado de Letras em 2010.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Como Citar

Kleiman, A., & De Grande, P. B. (2015). INTERSEÇÕES ENTRE A LINGUÍSTICA APLICADA E OS ESTUDOS DE LETRAMENTO: DESENHOS TRANSDISCIPLINARES, ÉTICOS E CRÍTICOS DE PESQUISA. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(36). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17045