Apresentação

Autores

  • Darcília Marindir Pinto Simôes UERJ
  • Zinda Maria Carvalho de Vasconcellos UERJ

Palavras-chave:

letramento, variação e ensino, linguística aplicada

Biografia do Autor

Darcília Marindir Pinto Simôes, UERJ

Procientista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é Professora Associada de Língua Portuguesa do Instituto de Letras e. atualmente, Vice-presidente da Associação Internacional de Linguística do Português (2014-2017). É líder do Grupo de Pesquisa Semiótica, Leitura e Produção de Textos (SELEPROT), sendo suas principais áreas de interesse maior: Língua Portuguesa, Semiótica (Peirce e Halliday), Linguística Aplicada. Entre as contribuições para o ensino, destaca-se o projeto " Ensino de gramática - correção de redações por meio digital", iniciado em 2010 e a publicação do livro "Considerações sobre a fala e a escrita", pela Ed. Parábola.

Zinda Maria Carvalho de Vasconcellos, UERJ

Possui graduação em Licenciatura Em Português Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Santa Úrsula (1982), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da gramática; semântica lexical, em especial polissemia e expansão de sentido; natureza do léxico e dos itens lexicais, em especial itens lexicais complexos. Tem também especial interesse por História da Lingüística e por questões metateóricas ligadas à existência e natureza da faculdade de linguagem e à comparação dos paradigmas teóricos da Lingüística. Em função desses interesses, ultimamente vem-se dedicando especialmente ao estudo das questões relacionadas à origem e evolução da linguagem, dos universais lingüísticos, da comunicação animal e da aquisição da linguagem.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Como Citar

Simôes, D. M. P., & Vasconcellos, Z. M. C. de. (2015). Apresentação. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(36). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17044