Política e vulnerabilidade social em uma favela carioca (Rocinha, 1945-1980)

Autores

  • Silvio de Almeida Carvalho Filho Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Políticas e Vulnerabilidade Social, Rio de Janeiro, Favelas, Rocinha, Década de 1940-1980

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre alguns mecanismo e resultados do processo de integração, vulnerabilidade e desvinculação sociais que os habitantes da favela da Rocinha, na cidade do Rio de Janeiro, sofreram, durante o período que vai desde meados da década de 1940 até a década de 1980, mormente, as suas relações com o mundo da política. O decênio de 1940 foi escolhido como marco inicial de nossa abordagem, pois neste época o processo de industrialização por substituição de importações estimulou significativamente o fluxo migratório para as favelas cariocas, assim como a expansão de construções para as camadas médias e alta na zona sul da cidade do Rio de Jaeiro impulsionou o crescimento das favelas nesta região carioca, notadamente a da Rocinha. Os anos 80 do século passado foram importantes pelo abandono por parte do Estado da opção de solucionar a questão das favelas através de remoções.

Biografia do Autor

Silvio de Almeida Carvalho Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de História. Doutor em História Ecnômica pela Universidade de São Paulo; Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense; Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

ALVES, Ronaldo. O bandido e outras histórias da Rocinha. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1997.

AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1996.

ANDREWS, George Reid. Negros e brancos em São Paulo (1888-1988). Beuru, SP: EdUSC, 1986.

BECKER, Jena-Jacques. O handicap do aposteriori. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1996.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa; Rio de Janeiro: Difel; Bertrand Brasil, 1989.

CAILLÉ, Jacques T. Godbout e. O espírito da dávida. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1999.

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis, RJ: Vozes, [s. d.].

CRUIKSHANK, Julie. Tradição oral e historia oral: revendo algumas questões. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1996.

CUNHA, Olívia Maria Gomes. Cinco vezes favela – uma reflexão. In: VELHO, Gilberto; ALVITO, Marcos (Orgs.). Cidadania e violência. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ; Ed. FGV, 2000.

ESCOREL, Sarah. Vivendo de eimosos. Moradoes de rua da cidade do Rio de Janeiro. In: BURSZTYN (Org.). No meio da rua. Nômades, excluídos e viradores. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.

FOUCAULT, Michel. História da loucura. São Paulo: Perspectiva, 1995.

KUSHINIR, Karina; Eleições e representação no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Relume Dumaré; UFRJ, Núcleo de Antropologia de Política, 1999.

MATTA, Roberto da. A cara e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Guanabara; Koogan, 1991.

REMOND, René. Algmas questões de alcance geral à guisa de introdução. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1996.

SEGALA, Lygia. O riscado do balão japonês: trabalho comunitário na Rocinha (1977-1982). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Museu Nacional, Universidade Federal o Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1991.

VALLADARES, Lícia. Cem anos pensando a pobreza (urbana) no Brasil. In: BOSCHI, Renato (Org.) Corporativismo e desigualdade: a construção do espaço público no Brasil. Rio de Janeiro: IUPERJ; Rio Fundo, 1991.

WEBER, Max. A política como vocação. In: Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

ZALUAR, Alba. A máquina e a revolta. As organizações populares e o significado da pobreza. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1985.

Downloads

Como Citar

Carvalho Filho, S. de A. (2014). Política e vulnerabilidade social em uma favela carioca (Rocinha, 1945-1980). Revista Maracanan, 2(2), 153–185. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/70513