Imigrantes Transamazônicos: percepções do regime governamental civil-militar no contexto político de 1970. “Memórias de três imigrantes sobre a Amazônia brasileira”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2022.61230

Palavras-chave:

Migrações, Transamazônia, Ditadura Militar, Terra

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca das concepções concernentes ao modo de viver e entender a ditadura civil-militar na década de 70, particularmente na visão de três Migrantes pioneiros, moradores de uma das primeiras agrovilas inaugurada na Rodovia Transamazônica e tendo como período histórico o contexto de construção da estrada no período do regime civil-militar. A metodologia aplicada à proposta e hipótese suscitadas resultou na percepção de que existe, deste/neste corpus, um conjunto peculiar de discursos “positivos” que destoam claramente do que se observa em percepções socio-históricas e até mesmo na “memória oficial” ou nacional que se tem sobra o período mencionado. Concluiu-se que, entre outros fatores, não somente as muitas e profundas dificuldades de um passado longínquo, mas ainda à ausência de um grupo de pertencimento em conjunto com o estranhamento do seu tempo presente e a posse de terra provocaram, nos atores sociais delimitados, uma visão eufêmico-ensimesmada de tudo o que depois desse tempo com eles se passou.

Biografia do Autor

Pedro Sérgio Santos da Costa, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Linguagens e Saberes da Amazônia e graduado em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará.

Francisco Pereira Smith Junior, Universidade Federal do Pará

Professor Associado da Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica. Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Mestre em Estudos Linguísticos e Literários e graduado em Letras (Língua Portuguesa e Inglês) pela Universidade Federal do Pará.

Paulo Santiago de Sousa, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara. Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia e graduado em Letras pela Universidade Federal do Pará.

Referências

BARTH, Fredrik. Análise da cultura nas sociedades complexas. In O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2000.

CONTINI, Elisio. A Colonização na Transamazônica: um enfoque analítico do plano governamental, seus resultados e problemas. 1976. Tese (Mestrado em Administração Pública) - Escola Brasileira de Administração Pública, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1976.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Aula Inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 2009.

IANNI, Octávio. Capitalismo, violência e terrorismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

LACERDA. Franciane Gama. Migrantes cearenses no Pará: faces da sobrevivência (1889-1916). 2006. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

LESSIO, Thaís Lopes. Leonardo da Vinci, Pará: um olhar sobre a ocupação territorial na rodovia Transamazônica. 2013. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989.

PORTELLI, Alessandro. Narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. Tempo - Revista Digital de História, Niterói (RJ), n. 1, 1996.

SAYAD, Abdelmalek. A imigração ou os paradoxos da Alteridade. São Paulo: EDUSP, 1998.

SILVA, Maria Ivonete Coutinho. Mulheres migrantes na Transamazônica: construção da ocupação e do fazer política. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2008.

SMITH JÚNIOR, Francisco Pereira. Imigração espanhola na Amazônia: as colônias agrícolas e o desenvolvimento socioeconômico do nordeste paraense (1890-1920). 2012. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Tropico Úmido) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

SMITH JÚNIOR, Francisco Pereira. “Inmigración y colonización”: A propaganda da “Amazônia Brasileira” na Espanha. Revista Estudos Amazônicos, v. 6, n. 2, p. 50-75, 2011.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Como Citar

Costa, P. S. S. da, Smith Junior, F. P., & Sousa, P. S. de. (2022). Imigrantes Transamazônicos: percepções do regime governamental civil-militar no contexto político de 1970. “Memórias de três imigrantes sobre a Amazônia brasileira”. Revista Maracanan, (29), 166–177. https://doi.org/10.12957/revmar.2022.61230

Edição

Seção

Notas de Pesquisa