O epos no feminino e a trilogia épica de soror Maria de Mesquita Pimentel (paratextos e contextos)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2021.58625

Palavras-chave:

Escrita das mulheres, Idade Moderna, Literatura conventual feminina, Epopeias religiosas.

Resumo

Este trabalho apresenta uma abordagem sobre a produção épica de autoria feminina do período moderno, centrando-se particularmente sobre a trilogia épica de Soror Maria de Mesquita Pimentel: o Memorial da Infância de Cristo, o Memorial dos Milagres de Cristo e o Memorial da Paixão de Cristo. A partir de uma análise dos seus paratextos, sublinham-se alguns aspectos que permitem compreender como estes elementos periféricos ao texto (dedicatória, poemas laudatórios, licenças de impressão, prólogo) contribuem para a compreensão geral das obras, permitindo recuperar informações sobre o contexto de produção e de recepção das mesmas, bem como identificar os objetivos e estratégias que subjazem as intenções criadoras destes poemas em sede conventual feminina.

Biografia do Autor

Geise Kelly Teixeira da Silva, CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"

Possui licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pela Univerdidade do Estado do Rio Grande do Norte e mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui doutorado em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal) e atualmente é investigadora integrada do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" -, vinculada ao Grupo de Investigação "Sociabilidades e Práticas Religiosas.

Referências

ALDEA VAQUERO, Quintín et al. Diccionario de Historia Eclesiastica de España, Madrid: Instituto Enrique Florez, Consejo Superior de Investigaciones Cientificas, 1972.

ASSUMPÇÃO, T. Lino da. As freiras de Lorvão (ensaio de monografia monástica). Coimbra: França Anado, 1899.

BARANDA, Nieves. «Mujer, escritura y fama: la Hespaña Libertada (1618) de Doña Bernarda Ferreira de Lacerda». In Península. Revista de Estudos Ibéricos, n. 0, Madrid, 225-239, 2003.

BARROS, Teresa Leitão de. Escritoras de Portugal: Génio Feminino revelado na Literatura Portuguesa (2 vols.). Lisboa: Tipografia de Antonio B. Antunes, 1924.

CÉU, Maria do (Soror). A Preciosa. Obras de misericórdia. Segunda Parte. Lisboa Ocidental: na Oficina de Música, 1733.

CÉU, Maria do (Soror). Obras Várias e Admiráveis da M. R. Madre Maria do Céu…, Lisboa: Manuel Fernandes da Costa, 1735.

CONDE, Antónia Fialho. Cister ao sul do Tejo - O mosteiro de S. Bento de Cástris e a Congregação Autónoma de Alcobaça (1567-1776). Lisboa: Edições Colibri, 2009.

COX, Virgínia. The Prodigious Muse: women’s writing in Counter-reformation Italy. Baltmore: The Johns Hopking University Press, 2011.

FERNANDES, Maria de Lurdes Correia. Espelhos, Cartas e Guias. Casamento e espiritualidade na Península Ibérica 1450-1700. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1995.

GENETTE, Gerard. Paratextos editoriais. Tradução Álvaro Faleiros. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

GLÓRIA, Madalena da (Soror). Orbe Celeste Adornado de Brilhantes Estrelas e Dois Ramilhetes. Autora Leonarda Gil da Gama. Lisboa: Oficina de Pedro Ferreira, Impressor da Rainha, 1742.

MORUJÃO, Isabel. «Literatura devota em Portugal no tempo dos Filipes: o Memorial da Infância de Cristo, de Soror Maria de Mesquita Pimentel». In Via Spiritus, n. 5, 177-208, 1998.

MORUJÃO, Isabel. Por trás da grade. Poesia conventual feminina em Portugal (Séculos XVI – XVIII). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013.

MORUJÃO, Isabel (coord.); CONDE, Antônia Fialho; MORUJÃO, Maria do Rosário. Em treze Cantos: epopeia feminina em recinto monástico. O Memorial dos Milagres de Cristo de Maria de Mesquita Pimentel. Braga: CITCEM/CIDEHUS/CHSC, 2014.

MORUJÃO, Maria do Rosário. «A escrita do Memorial dos Milagres». In MORUJÃO, Isabel (coord.); CONDE, Antónia Fialho; MORUJÃO, Maria do Rosário, Em treze Cantos: epopeia feminina em recinto monástico. O Memorial dos Milagres de Cristo de Maria de Mesquita Pimentel. Braga: CITCEM/CIDEHUS/CHSC, 59-69, 2014.

PIMENTEL, Maria de Mesquita (Soror). Memorial da Infância de Christo e Triunfo do divino amor. Lisboa: Jorge Rodriguez, 1639.

PIRES, Maria Lucília Gonçalves. «Prólogo e antiprólogo na época barroca». In LEPECKI, Maria Lúcia; PIRES, Lucília Gonçalves; MENDES, Margarida Vieira (orgs.). Para uma história das Ideias Literárias em Portugal. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica/Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 35-59, 1980.

SILVA, Geise Kelly Teixeira da. Poesia épica feminina em Portugal: os Memoriais de Soror Maria de Mesquita Pimentel (século XVII). 2020. Tese (Doutorado em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos) – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.

SILVA, Inocêncio Francisco da. Diccionário Bibliographico Portuguez. Vol. 6. Lisboa: Imprensa Nacional, 1972[1858], pp. 141-142.

Downloads

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Teixeira da Silva, G. K. (2021). O epos no feminino e a trilogia épica de soror Maria de Mesquita Pimentel (paratextos e contextos). Revista Maracanan, (28), 27–52. https://doi.org/10.12957/revmar.2021.58625