Império português, poderes locais e a administração do Hospital de São João de Deus da Vila de Cachoeira (Bahia, século XVIII)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2020.50231

Palavras-chave:

Administração Colonial, Elites Locais, Hospital de São João de Deus, América Portuguesa

Resumo

Neste artigo analisaremos as práticas administrativas do Hospital de São João de Deus da Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira no período em que esteve subordinado à autoridade dos juízes de fora da vila, a partir de 1771, buscando compreender a sua importância enquanto espaço de representação das elites locais. A compreensão dos rumos dado ao Hospital de São João de Deus da Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira nas últimas décadas do século XVIII somente é possível se considerarmos a sua inserção num contexto mais amplo, da organização administrativa e política da vila. Neste sentido, a análise da trajetória do hospital e dos sujeitos envolvidos em sua administração nos revela aspectos significativos das relações políticas e sociais locais, nos permitindo compreender as estratégias e conflitos que envolveram os diferentes sujeitos vinculados aos poderes imperial e local dentro desta sociedade. As fontes prioritárias desta pesquisa foram os documentos, preservados no Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa, e na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro – requerimentos, cartas, ofícios, representações, pareceres e decreto –, relativos à administração da vila e do hospital.

Biografia do Autor

Tânia Maria Pinto de Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora Adjunta do Centro de Artes Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, atuando no curso de Licenciatura em História e no Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. Doutora, Mestra e graduada em História pela Universidade Federal da Bahia.

Referências

ABREU, Laurinda. O poder e os pobres: as dinâmicas políticas e sociais da pobreza e da assistência em Portugal (séculos XVI-XVIII). Lisboa: Gradiva, 2014.

BARICKMAN, B. J. Um contraponto baiano: açúcar, mandioca e escravidão no Recôncavo, 1780-1860. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

BICALHO, Maria Fernanda. Centro e periferia: pacto e negociação política na administração do Brasil colonial. Leitura. Revista da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, abr.-out. 2000.

CERQUEIRA, João Batista de. Aspectos históricos referentes à fundação e a evolução do hospital São João de Deus, durante o século XVIII. In: SANTANA, Ângela (org.). Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira: saúde, história e cultura. Salvador: Vento Leste, 2012.

HESPANHA, António Manuel. Imbecillitas. As bens aventuranças nas sociedades do Antigo Regime. São Paulo: Annablume, 2010.

KIRSCHNER, Teresa Cristina. Tradição e reformismo: a justiça no ultramar português. Penélope, Lisboa, n. 30/31, 2004.

LAPA, J. R. Amaral. Economia colonial. São Paulo: Perspectiva, 1973.

LUGAR, Catherine. The portuguese tobacco trade and tobacco growers of Bahia in the Late Colonial Period. In: ALDEN, Dauril; WARREN, Dean (eds.). Essays concerning the socioeconomic history of Brazil and Portuguese India. Florida: University Press of Florida, 1977.

OLIVEIRA, Raquel Maria de. Entre a administração e a ciência: as atribulações de um bacharel coimbrão na vila de Cachoeira (1787-1806). 2008. Monografia (Licenciatura e Bacharelado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

PUNTONI, Pedro. “Como coração no meio do corpo”: Salvador, capital do Estado do Brasil. In: SOUZA, Laura de Mello; FURTADO, Júnia Ferreira; BICALHO, Maria Fernanda (orgs.). O governo dos povos. São Paulo: Alameda, 2009.

RODRIGUES, Cláudia. Nas fronteiras do Além: a secularização da morte no Rio de Janeiro (séculos XVIII e XIX). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

RUSSEL-WOOD, A. J. R. Centros e periferias no mundo luso-brasileiro, 1500-1808. Rev. Bras. Hist. [Online], v. 18, n. 36, p. 187-250, 1998.

SALGADO, Graça (coord.). Fiscais e meirinhos: a administração no Brasil colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Pró-Memória; Instituto Nacional do Livro, 1990.

SANTANA, Tânia Maria Pinto de. Charitas et Misericordia: as doações testamentárias em Cachoeira no século XVIII. 2016. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.

SCHWARTZ, Stuart B. Segredos Internos: engenhos e escravos na sociedade colonial, 1555-1835. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

SILVA, Inácio Accioli de Cerqueira e. Memórias históricas e políticas da Bahia. Anotações de Brás do Amaral. Vol. 5. Bahia: Imprensa Oficial do Estado, 1931-1933.

SILVA, Inácio Accioli de Cerqueira e. Memórias históricas e políticas da Bahia. Anotações de Brás do Amaral. Salvador: Imprensa Oficial do Estado, 1931-1933. 5 vols.

SILVA, Pedro Celestino da. Datas e tradições cachoeiranas (Cachoeira, 1938). Anais do Arquivo Público do Estado da Bahia, Salvador, v. XXXII, 1952.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Santana, T. M. P. de. (2020). Império português, poderes locais e a administração do Hospital de São João de Deus da Vila de Cachoeira (Bahia, século XVIII). Revista Maracanan, (25), 50–73. https://doi.org/10.12957/revmar.2020.50231