A Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional e as patentes de invenção: tecnologia e propriedade no Império do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2020.45211

Palavras-chave:

Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional (SAIN), Sistema de Patentes, Propriedade Industrial, Privilégios de Invenção, Brasil Império.

Resumo

Propomo-nos, no presente artigo, a investigar alguns aspectos relativos à atuação da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional (SAIN) no fomento à atividade inventiva durante o terceiro quartel do século XIX. Nosso enfoque recai sobre o papel exercido pela instituição no processo de concessão de patentes a inventores e introdutores de novos bens e técnicas de produção. Partimos da análise da participação das seções temáticas da SAIN na avaliação da conveniência da concessão de exclusivos e da adequação dos pedidos de patentes às exigências legais, em atendimento a consultas do governo. Em meio a essa reflexão, são examinados os fundamentos técnicos, jurídicos e econômicos que sustentavam a atuação da SAIN, considerando-se a importância auferida pela tecnologia enquanto fator de produção no contexto da Segunda Revolução Industrial. Nesse sentido, conceituamos a instituição como um locus de organização dos interesses de frações da classe dominante, uma corporação intelectual voltada à racionalização e modernização das atividades produtivas no país.

Biografia do Autor

Leandro Miranda Malavota, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Professor do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Inovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense; Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

BARRETO, P. R. C. Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional: o templo carioca de Palas Atena. 2009. Tese (Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

BLAKE, A. V. A. S. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Vol. 3. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1895.

CARONE, E. O Centro Industrial do Rio de Janeiro e sua importante participação na economia nacional (1827-1977). Rio de Janeiro: CIRJ; Cátedra, 1978.

CARRARA JÚNIOR, E.; MEIRELLES, H. A indústria Química e o desenvolvimento do Brasil - 1500-1889. São Paulo: Metalivros, 1996. 2 vols.

CARVALHO, J. M. A construção da ordem: a elite imperial. Teatro das sombras: a política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

COUTINHO, C. N. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CRIBELLI, T. Industrial Forests and Mechanical Marvels: Modernization in Nineteenth-Century Brazil. New York: Cambridge University Press, 2016.

DOMINGUES, H. M. B. A Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional e as Ciências Naturais no Brasil Império. In: DANTES, M. A. M. (org.) Espaços da Ciência no Brasil: 1800-1930. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2001.

GRAMSCI, A. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

HEIZER, A.; VIDEIRA, A. A. P. (orgs.). Ciência, civilização e império nos trópicos. Rio de Janeiro: Access, 2001.

MALAVOTA, L. M. A construção do sistema de patentes no Brasil: um olhar histórico. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

PERUGINE, E. Palavra indústria na revista O Auxiliador da Indústria Nacional: 1833-1843. 1978. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo.

RIBEIRO, L. C. M. Ofício criador: invento e patente de máquina de beneficiar café no Brasil (1870-1910). 1995. Dissertação (Mestrado em História) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo.

SABA, R. American Mirror: The United States and the Empire of Brazil in the Age of Emancipation. 2017. Thesis (Ph. D.) — University of Pennsylvania, Philadelphia.

SILVA, J. L. W. Isto é o que me parece: a Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional (1827-1904) na formação social brasileira. 1979. Dissertação (Mestrado em História) — Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ). 2 vols.

VANUCCI, J. C. P. As invenções técnicas brasileiras no Segundo Reinado. Estudo das Comissões Técnicas da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional nas concessões de privilégios de patentes entre 1833 e 1862. 2016. Tese (Doutorado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-01-17

Como Citar

Malavota, L. M. (2020). A Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional e as patentes de invenção: tecnologia e propriedade no Império do Brasil. Revista Maracanan, (23), 12–33. https://doi.org/10.12957/revmar.2020.45211