Entrevista com a Professora Mariza Soares

Autores

  • Carolina Barcellos Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2019.36793

Palavras-chave:

Entrevista, Mariza Soares, Museu Nacional, Cultura Material Afro-brasileira

Resumo

Mariza de Carvalho Soares é professora de História da África, aposentada pela Universidade Federal Fluminense e ainda ativa no Programa de Pós-graduação em História. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, onde atua no setor de Etnologia e Etnografia, como curadora da exposição africana, e como consultora do projeto “Marfins Africanos no Mundo Atlântico: uma reavaliação dos marfins luso-africanos”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal, dentre outros projetos. São de sua autoria Devotos da cor. Identidade étnica, relgiosidade e escravidão. século XVIII (Civilização Brasileira, 2000), Rotas Atlânticas da Diáspora Africana: da baía do Benim ao Rio de Janeiro (Ed. UFF, 2007), People of Faith. Slavery and African Catholics in Eighteenth-Century Rio de Janeiro (Duke University Press, 2011), além de diversos outros livros, capítulos e artigos publicados no Brasil e no exterior. Nesta entrevista, contamos com um depoimento colhido antes do incêndio que destruiu grande parte do acervo do Museu Nacional. Além do seu conteúdo, de acentuado interesse para a comunidade de pesquisadores e para a sociedade, consideramos sua publicação pertinente, como forma de memória de uma coleção pouco conhecida. É momento de unir e reconstruir, pois a cultura no país resiste.

Biografia do Autor

Carolina Barcellos Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino de História pelo ProfHistória na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduada em História pela Universidade Gama Filho.

Referências

SOARES, Mariza de Carvalho; AGOSTINHO, Michele de Barcelos; LIMA, Rachel Correa (orgs.). Conhecendo a exposição Kumbukumbu do Museu Nacional. Rio de Janeiro: Museu Nacional, 2016. Disponível em: http://www.museunacional.ufrj.br/dir/exposicoes/etnologia/LivroKumbukumbu.pdf.

SOARES, Mariza de Carvalho. Devotos da cor. Identidade étnica, religiosidade e escravidão. século XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

SOARES, Mariza de Carvalho. People of Faith. Slavery and African Catholics in Eighteenth-Century Rio de Janeiro. Durham: Duke University Press, 2011.

SOARES, Mariza de Carvalho. Rotas Atlânticas da Diáspora Africana: da baía do Benim ao Rio de Janeiro. Niterói - RJ: Ed. UFF, 2007.

SOARES, Mariza de Carvalho; LIMA, Rachel Corrêa. A africana do Museu Nacional: história e museologia. In. AGOSTINI, Camila (org.). Objetos da Escravidão: abordagens sobre a cultura material da escravidão e seu legado. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2013.

Downloads

Publicado

2019-01-17

Como Citar

Ferreira, C. B. (2019). Entrevista com a Professora Mariza Soares. Revista Maracanan, (20), 210–223. https://doi.org/10.12957/revmar.2019.36793