A atividade litúrgico-musical da ermida de Nossa Senhora dos Remédios: Expressão de uma identidade nobiliárquica da cidade de Angra nos séculos XVI e XVII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2019.33280

Palavras-chave:

Cantochão, Música Sacra, Angra do Heroísmo, Paisagem Sonora, Nobreza

Resumo

A ermida de Nossa Senhora dos Remédios, localizada junto ao solar da família Canto, na cidade de Angra (Ilha Terceira), foi construída por António Pires do Canto, um dos filhos do Provedor das Armadas Pero Anes do Canto, em meados do século XVI. Desde a sua fundação, esta ermida esteve ligada a uma das famílias mais influentes da ilha Terceira, sendo local de numerosos eventos de natureza litúrgico-musical. O presente estudo caracteriza a atividade musical da ermida a partir de uma perspectiva das relações estabelecidas com as outras instituições religiosas da cidade e a sua presença musical numa das casas mais nobres de Angra.

Biografia do Autor

Luís Henriques, CESEM - NOVA FCSH/Universidade de Évora

Luís Henriques é colaborador do pólo da Universidade de Évora do CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical. Tem desenvolvido trabalho no estudo da polifonia vocal sacra do século XVII relacionada com a Catedral de Évora, tendo criado para o efeito o Ensemble Eborensis com quem tem realizado concertos em vários locais de Portugal e França. Gravou um CD com este grupo no âmbito do projecto FCT ORFEUS no qual foi bolseiro. Os seus interesses de investigação centram-se na polifonia vocal sacra portuguesa, com especial destaque na região do Alentejo, e a música nos Açores desde o povoamento ao início do século XX.

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Publicado

2019-01-17

Como Citar

Henriques, L. (2019). A atividade litúrgico-musical da ermida de Nossa Senhora dos Remédios: Expressão de uma identidade nobiliárquica da cidade de Angra nos séculos XVI e XVII. Revista Maracanan, (20), 137–158. https://doi.org/10.12957/revmar.2019.33280