Junho de 2013: crítica e abertura da crise da democracia representativa brasileira

Autores

  • Daniel Pinha Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2018.31322

Palavras-chave:

História do Brasil Recente, Democracia, Manifestações de Junho de 2013

Resumo

O presente artigo reconhece a centralidade das Manifestações de Junho de 2013 como um ponto de inflexão para a abertura da crise do modelo democrático-representativo experimentada ainda hoje. Defende que se forma a partir daquele mês de junho um ambiente social crítico a este sistema político, apontando para a necessidade de reajuste das práticas políticas dos representantes e do efetivo cumprimento do pacto constitucional de 1988. Após explorar a historicidade e o potencial semântico do conceito de democracia – em seu caráter inconcluso e suscetível à crítica permanente da sociedade civil – e caracterizar o modelo democrático brasileiro pós-88, o artigo avança nas ambivalências de junho a partir do exame dos discursos políticos dos atores à época, distinguindo dois tempos: o primeiro canalizado pelo Movimento Passe Livre, centrado no debate sobre o direito ao transporte público e à tarifa zero e, de modo mais amplo, no direito à cidade; o segundo, sem um centro organizador tão evidente, mas com clara tentativa de apropriação por parte da grande imprensa, disparava reivindicações múltiplas associadas ao combate à corrupção. Na soma não excludente dos dois tempos está a formação de um grande ambiente de crítica ao modelo democrático representativo vigente e a suas práticas.

Biografia do Autor

Daniel Pinha Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Adjunto da área de História do Brasil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Departamento de História e no Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA). Possui graduação em História pela UERJ, e mestrado e doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Referências

ARANTES, Paulo. 1964, o ano que não terminou. In: TELLES, Edson; SAFATLE, Vladimir (orgs.). O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.

BRAGA, Ruy. Sob a sombra do precariado. In MARICATO, Ermínia; et al. Cidades Rebeldes: passe livre as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo; Carta Maior, 2013.

BUCCI, Eugenia. A forma bruta dos protestos: Das manifestações de 2013 à queda de Dilma Rousseff em 2016. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

DEMIER, Felipe. Depois do Golpe: a dialética da democracia blindada no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X, 2017.

GAGNEBIN, Jeanne M. O preço de uma reconciliação extorquida. In: TELLES, Edson; SAFATLE, Vladimir (orgs.). O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.

GOHN, Maria da Glória. Manifestações de Junho de 2013 no Brasil e Praças dos Indignados no Mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

GOMES, Ângela de Castro. O populismo e as ciências sociais no Brasil: notas sobre a trajetória de um conceito. Tempo, Niterói (RJ), v. 1, n. 2, p. 31-58, 1996.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC Rio, 2006.

MARICATO, E. É a questão urbana, estúpido. In: MARICATO, Ermínia; et al. Cidades Rebeldes: passe livre as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo; Carta Maior, 2013.

MARICATO, Ermínia; et al. Cidades Rebeldes: passe livre as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo; Carta Maior, 2013.

MATTOS, Marcelo Badaró. De junho de 2013 a junho de 2015: elementos para uma análise da (crítica) conjuntura brasileira. In: A onda conservadora: ensaios sobre os atuais tempos sombrios no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

MIGUEL, Luís Felipe. Democracia e representação: territórios em disputa. São Paulo: Ed. Unesp, 2014.

NOBRE, Marcos. Choque de Democracia: razões da revolta. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

NOBRE, Marcos. Imobilismo em movimento: Da abertura democrática ao governo Dilma. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

OLIVEIRA, Rodrigo Perez. A cultura política da crise brasileira: um ensaio de síntese histórica. In: GUIMARÃES, Géssica (org.). Conversas sobre o Brasil: ensaios de crítica histórica. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

PINHA, Daniel. Projetos de democracia em dissolução no Brasil desde 2016. In: GUIMARÃES, Géssica (org.). Conversas sobre o Brasil: ensaios de crítica histórica. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

RICCI, Rudá; ARLEY, Patrick. Nas ruas: a outra política que emergiu em junho de 2013. Belo Horizonte: Letramento, 2014.

ROSANVALLON. Pierre. Por uma história do político. São Paulo: Alameda, 2010.

SECCO, Lincoln. As jornadas de junho. In: MARICATO, Ermínia; et al. Cidades Rebeldes: passe livre as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo; Carta Maior, 2013.

SINGER, André. Brasil, junho de 2013: classes e ideologias cruzadas. Novos estud. CEBRAP, São Paulo, n. 97, nov. 2013.

SINGER, André. Os sentidos do lulismo: reforma gradual e pacto conservador. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2012.

SOUZA, Jessé de. A radiografia do golpe: entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: Leya, 2016.

TELLES, Edson; SAFATLE, Vladimir (orgs.). O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.

Downloads

Publicado

2018-01-16

Como Citar

Silva, D. P. (2018). Junho de 2013: crítica e abertura da crise da democracia representativa brasileira. Revista Maracanan, (18), 83–110. https://doi.org/10.12957/revmar.2018.31322