Os arquivos públicos e o acesso à informação: Entrevista com Jaime Antunes

Autores

  • Ana Carolina Delmas Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Luiz Fabiano de Freitas Tavares Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Claudio Miranda Correa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2017.29716

Palavras-chave:

Entrevista, Arquivos Públicos, Arquivo Nacional, Brasil

Resumo

Quando se aposentou, em janeiro de 2016, Jaime Antunes da Silva deixou um considerável legado ao Arquivo Nacional. Foram 23 anos a frente da Direção-Geral da instituição e mais de 50 como funcionário de carreira. Concomitantemente, não se furtou ao compromisso com o magistério e com outras atividades de igual importância, atuando como professor da área de Teoria da História na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como Diretor de Arquivos do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e na presidência do Conselho Nacional de Arquivos e da Asociación Latinoamericana de Archivos. Em entrevista gentilmente concedida à Revista Maracanan, tivemos a oportunidade de descobrir um pouco dessa trajetória profissional e dos bastidores políticos que permearam a construção da legislação arquivística no Brasil. Ele nos contou, com minúcias, sobre a elaboração da Lei de Arquivos e sobre a Lei de Acesso à Informação, dois mecanismos de fundamental importância para a comunidade de pesquisadores em particular e para a sociedade em geral, passando pela intrincada rede de informações e pela documentação do aparato policial dos órgãos repressores da Ditadura Militar. Além disso, nos foi apresentado um breve panorama da organização do patrimônio documental do país, tomando o Estado e o município do Rio de Janeiro à guisa de estudo de caso a partir de dados da Controladoria Geral da União. Por fim, Antunes entra na questão polêmica dos repositórios digitais e do Projeto de Lei 146, que autoriza a destruição de documentos físicos. Trata-se de um relato entre a história e a memória, privilegiando a importância e a utilidade das fontes na escrita da história e na administração pública brasileira.

Biografia do Autor

Ana Carolina Delmas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisadora em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UERJ). Possui Doutorado, mestrado e bacharelado em História pela UERJ, onde atualmente atua como professora do Departamento de História e do PPGH-UERJ.

Luiz Fabiano de Freitas Tavares, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisador em estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social  do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN-UFRJ). Possui doutorado e mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharelado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Claudio Miranda Correa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduando em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integrando o Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais (UERJ) e a Equipe Editorial da Revista Maracanan (PPGH-UERJ).

Downloads

Publicado

2017-07-21

Como Citar

Delmas, A. C., Tavares, L. F. de F., & Correa, C. M. (2017). Os arquivos públicos e o acesso à informação: Entrevista com Jaime Antunes. Revista Maracanan, (17), 130–152. https://doi.org/10.12957/revmar.2017.29716