Retrato, biografia e conhecimento histórico no Brasil oitocentista

Autores

  • Paulo Roberto Jesus Menezes UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2017.28366

Palavras-chave:

Retrato, Biografia, Conhecimento Histórico

Resumo

Pouco estudadas, uma grande quantidade de obras compostas por retratos e biografias, denominadas Galerias – elas podiam ser ilustradas, pitorescas, de homens e mulheres ilustres, coleção de retratos e biografias, retratos e elogios – circulou no Brasil já nas primeiras décadas do século XIX. Como portadores materiais da memória, na instigante definição de Aleida Assmann, essas obras nos mostram a crescente preocupação em aproximar imagens e textos no intuito tanto de generalizar quanto de institucionalizar uma política de memória. Rostos pouco conhecidos começavam a participar das disputas pelo passado. Assim, este artigo visa, sobretudo, analisar a conexão de imagens e textos (retratos e biografias) na elaboração do conhecimento histórico no Brasil oitocentista em uma operação de tornar visível o até então invisível passado.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Jesus Menezes, UERJ

Formei-me Bacharel/Licenciado em História em 2004 e mestre em História Social em 2008. Todos pela UFRJ. Em 2016 defendi minha tese de doutorado na UERJ. Utilizando os conceitos de cultura histórica, cultura visual e identidade, venho pesquisando a relação entre a linguagem textual e a visual na produção e difusão do conhecimento histórico no Brasil, a partir das primeiras décadas do século XIX.

Referências

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2011.

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas, SP: Papirus, 1993.

BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa: Brasil, 1800-1900. Rio de Janeiro: Mauad X, 2010.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru, SP: EdUSC, 2004.

CASTELNUOVO, Enrico. Retrato e Sociedade na arte italiana. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

ENDERS, Armelle. Os vultos da nação: fábrica de heróis e formação dos brasileiros. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2014.

FERREIRA, Aurelio Buarque de. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. A disputa pelo passado na cultura histórica oitocentista. In: CARVALHO, José Murilo de (org.). Nação e Cidadania no Império: novos horizontes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. História e erudição. In: NICOLAZZI, Fernando et al. (orgs.). Aprender com a história? O passado e o futuro de uma questão. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2011.

KNAUSS, Paulo et al. (orgs.). Revistas ilustradas: Modos de ler e ver no Segundo Reinado. Rio de Janeiro: Mauad X; FAPERJ, 2011.

LORIGA, Sabina. O pequeno x: da biografia à história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

MATTOS, Selma Rinaldi de. Para formar os brasileiros. O Compêndio da História do Brasil de Abreu e Lima e a expansão para dentro do Império do Brasil. 2007. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo, São Paulo.

MENEZES, Paulo Roberto de Jesus. Sociedade, imagem e biografia na litografia de Sebastião Sisson. 2008. Dissertação (Mestrado em História Social). Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

RIBEIRO, Marcus Venicio (org.). O bibliotecário do Rei: trechos selecionados das cartas de Luís Joaquim dos Santos Marrocos. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2007.

RODRIGUES, José Honório. Teoria da História do Brasil. Introdução metodológica. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.

SILVA, Maria Beatriz Nizza da. A imprensa periódica na época joanina. In: NEVES, Lucia Maria Bastos P. (org.). Livros e Impressos: Retratos do Setecentos e do Oitocentos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.

SISSON, Sébastien Auguste. Galeria dos brasileiros Ilustres. Vol. I. Brasília: Senado Federal, 1999.

TURAZZI, Maria Inez. Iconografia e patrimônio: O catálogo da exposição de História do Brasil e a fisionomia do Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2009.

Downloads

Publicado

2017-07-20

Como Citar

Menezes, P. R. J. (2017). Retrato, biografia e conhecimento histórico no Brasil oitocentista. Revista Maracanan, (17), 50–70. https://doi.org/10.12957/revmar.2017.28366