Narrativas orais como fontes para uma compreensão histórica da experiência vivida

Autores

  • Robério Americo do Carmo Souza Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2017.28212

Palavras-chave:

Narrativa Oral, Memória, Oralidade, História

Resumo

O presente artigo toma como objeto aquilo que chamamos de narrativa oral, como objetivo de refletir sobre como o relato oral pode ser construído como fonte para uma compreensão histórica das experiências vividas pelo narrador em seu passado, a partir do modo como ele as atualiza no momento da enunciação. Realizou-se um esforço para pensar as formas e caminhos de construção de uma identidade narrativa por quem nos conta suas histórias e de como esse fazer-se produz sentido para o vivido numa trama marcadamente simbólica, eivada de sentimentos e desejos para si e para o outro, aquele para quem se narra.

Biografia do Autor

Robério Americo do Carmo Souza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Graduado em História pela UFC, Mestre em História Social pela PUC-SP, Doutro em História Social pela UFF. Professor de Teoria e Metodologia da Pesquisa e do Ensino de História do Instituto de Humanidades e Letras da UNILAB

Referências

BENJAMIM, Walter. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio D’Água, 1992.

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2000.

HALBWACHS, Maurice. Memória Coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990.

ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1996.

O’CONNOR, Flannery. La nature et le but de la narration. Paris: Éditions Gallimard, 1978.

PORTELLI, Alessandro. El tempo de mi vida: la funciones del tiempo en la historia oral. In: LOZANO, Jorge A. (org.). História Oral. Cidade do México: Instituto Mora, 1997.

RICOEUR, Paul. ¿És la história de vida un espacio al margen del poder? In: LOZANO, Jorge A. (org.). História Oral. Cidade do México: Instituto Mora, 1997.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tomo II. Campinas: Papirus, 1995.

SOUZA, Robério Américo. Interpretação de gestos e sentimentos: a teatralidade nas narrativas da história oral. Revista História Agora, v. 9, n. 9, jun.-ago. de 2010.

VELHO, G. Memória, identidade e projeto. In: Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

Downloads

Publicado

2017-07-20

Como Citar

Souza, R. A. do C. (2017). Narrativas orais como fontes para uma compreensão histórica da experiência vivida. Revista Maracanan, (17), 118–129. https://doi.org/10.12957/revmar.2017.28212