A Função Autor e a Crônica Esportiva no Brasil: Representações da Copa do Mundo em Alguns Jornais Paulistas e Cariocas

Autores

  • José Carlos Marques

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2010.855

Palavras-chave:

crônica, Copa do Mundo de Futebol, Jornalismo Brasileiro

Resumo

A partir da década de 1990, os jornais brasileiros passaram a recorrer à convocação de diferentes personalidades para comentar as Copas do Mundo de futebol em suas páginas esportivas. Este artigo procura analisar esse fenômeno à luz do conceito que o filósofo francês Michel Foucault chamou de “função autor” – aquela função que se estabelece pela existência, circulação e funcionamento de alguns discursos no seio de determinado público.

Biografia do Autor

José Carlos Marques

Docente do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru). É Doutor em Ciências da Comunicação (Habilitação Jornalismo) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciou-se em Letras (Português Francês) pela Universidade de São Paulo. Durante o biênio 2007-2008, foi Coordenador do Núcleo de Pesquisa (NP) Comunicação Científica da Intercom, entidade da qual é o Diretor Administrativo (2008-2011). É autor do livro O futebol em Nelson Rodrigues (São Paulo, Educ/Fapesp, 2000) e de diversos artigos em que discute as relações entre a literatura e o discurso da imprensa esportiva brasileira. Desenvolve pesquisas nas áreas de comunicação e esporte, teorias da comunicação, jornalismo e literatura e comunicação organizacional. É líder do GECEF - Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol.

Downloads

Publicado

2010-09-22

Como Citar

Marques, J. C. (2010). A Função Autor e a Crônica Esportiva no Brasil: Representações da Copa do Mundo em Alguns Jornais Paulistas e Cariocas. Logos, 17(2), 39–50. https://doi.org/10.12957/logos.2010.855

Edição

Seção

Comunicação e Esporte