Estudos Sociais do Esporte: vicissitudes e possibilidades de um campo em formação

Autores

  • Edison Gastaldo

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2010.853

Palavras-chave:

esporte, comunicação, antropologia, educação física

Resumo

Este artigo busca discutir alguns aspectos da configuração política dos estudos sociais sobre o esporte nas áreas de comunicação, ciências sociais e educação física no Brasil. Sendo um campo relativamente jovem no cenário acadêmico brasileiro, a organização política dos/as pesquisadores/as desta área ainda revela traços de incipiência típicos de um campo em formação. Após um breve delineamento das principais componentes deste quadro, são apresentados elementos para o desenvolvimento de seu inegável potencial acadêmico.

Biografia do Autor

Edison Gastaldo

Antropólogo, Professor no Departamento de Letras e Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, autor de “Pátria, Chuteiras e Propaganda: o brasileiro na Publicidade da Copa do Mundo (AnnaBlume/Unisinos, 2002), “Erving Goffman, desbravador do cotidiano” (Tomo, 2004) e “Nações em Campo: Copa do Mundo e identidade nacional” (org. com Simoni Guedes. Intertexto, 2006).

Downloads

Publicado

2010-09-22

Como Citar

Gastaldo, E. (2010). Estudos Sociais do Esporte: vicissitudes e possibilidades de um campo em formação. Logos, 17(2), 6–15. https://doi.org/10.12957/logos.2010.853

Edição

Seção

Comunicação e Esporte