Maternidades: narrativas maternas de consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2022.69988

Palavras-chave:

Maternidade, Consumo, Comunidades Virtuais

Resumo

O estudo objetivou identificar e compreender significados presentes em narrativas maternas de consumo, com foco em roupas e acessórios infantis. Por meio de reflexões teóricas sobre maternidade, consumo e a crescente interação de mulheres em comunidades virtuais, criou-se um roteiro de entrevista semiestruturado que permitiu a elaboração de categorias analíticas. Como resultados, identificou-se: o descarte representado nas doações de roupas e acessórios infantis para familiares e amigos como reafirmação de laços; roupas de bebê como fonte de memória e afeto e a expansão da consciência sustentável. Percebeu-se ainda que, apesar da forte influência de especialistas nos ideais de maternidade e, consequentemente no consumo materno, há uma crescente emergência de autonomia das mulheres mães através de interações em comunidades virtuais e em redes sociais.

Biografia do Autor

Fernanda Bôto Paz Aragão, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - professora efetiva Universidade Federal do Ceará - doutoranda

Formada em publicidade pela Universidade Federal do Ceará (UFC),  pós- graduada em Gerência de Marketing e em Estratégia e Gestão Empresarial,  mestre em Administração pelo PPGA da Universidade Estadual do Ceará (UECE),  professora efetiva do curso de Comunicação Social -  Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e doutoranda no PPGCOM -  UFC. 

Silvia Helena Belmino Freitas, Profa do curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Cultura e Arte (ICA).

Profa do curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Cultura e Arte (ICA). Autora do livro: Sinta na pele essa magia: propaganda turística no Ceará (1987-1994) Ed. UFC, 2018.  Líder do Grupo de Pesquisa de Imagem, consumo e experiência Urbana em Processos/produtos de comunicação, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa co CNPq.

Marina Pereira Rios, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará.

Graduada no Curso de Bacharelado em Design-Moda pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Comunicação pela UFC e Doutoranda em Comunicação pela UFC. Possui interesse nos assuntos de moda e sua relação com a comunicação, sustentabilidade e comportamento do consumidor.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Aragão, F. B. P., Freitas, S. H. B., & Rios, M. P. (2023). Maternidades: narrativas maternas de consumo. Logos, 29(1). https://doi.org/10.12957/logos.2022.69988

Edição

Seção

Fluxo Continuo