E, de repente, o armário ficou apertado: dizer a verdade sobre si na mídia

Autores

  • Josenildo Soares Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Madja Elayne da Silva Penha Magno Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2022.69963

Palavras-chave:

Confissão, Sexualidade, Dizer a verdade sobre si.

Resumo

Entrevistas-confissão tem exercido, na mídia, o papel de confessionário da sexualidade de sujeitos públicos, fazendo do armário, um lugar impróprio e impossível de permanecer. Para pensar essa reflexão, dialogamos com conceitos foucaultianos que versam sobre corpo (2017), sexualidade (1988), veridicção (2014), confissões (1988) e parresía (2011). A partir de uma análise do dito do, então, governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), no programa Conversa com Bial, e da entrevista da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), para revista Marie Claire, concluímos que a saída do armário se tornou um processo biopolítico, em um confessar sobre si publicamente. A mídia é um confessionário; as plataformas midiáticas, o genuflexório no qual nos ajoelhamos.

Biografia do Autor

Josenildo Soares Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Estudos da Linguagem (UFRN). Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal/RN, Brasil. Membro-fundador do grupo de pesquisa CORPOLÍTICA: Grupo de Estudos Interdisciplinares, Práticas Discursivas e Política dos Corpos. E-mail: soares.bezerra@gmail.com.

Madja Elayne da Silva Penha Magno, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Estudos da Mídia pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal/RN, Brasil. Membro do grupo de pesquisa CORPOLÍTICA: Grupo de Estudos Interdisciplinares, Práticas Discursivas e Política dos Corpos. E-mail: madjamagno@gmail.com.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Bezerra, J. S., & Magno, M. E. da S. P. (2023). E, de repente, o armário ficou apertado: dizer a verdade sobre si na mídia. Logos, 29(1). https://doi.org/10.12957/logos.2022.69963

Edição

Seção

Fluxo Continuo