Fragmentos do tempo: passado e futuro narrados no álbum Random Access Memories, do Daft Punk

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.62572

Palavras-chave:

Daft Punk, som, tempo.

Resumo

O presente trabalho explora a possibilidade de compreensão de experiências temporais abertas por narrativas que se configuram por meio dos sons e da música no álbum Random Access Memories (2013), do grupo francês de música eletrônica Daft Punk. Destacamos no produto os modos com que ele articula questões e dinâmicas do tempo, da memória e da nostalgia, envolvendo pelo menos duas dimensões: a maneira como a banda explora uma dialética homem-máquina, revestindo – ou desconstruindo – aspectos sintéticos com elementos próprios da “organicidade” da prática musical humana; o movimento de um suposto retorno ao passado em busca de referências da música pop, sobretudo dos anos de 1970 e 1980, aliado à busca dos sons do futuro. Com isso, buscamos não apenas caracterizar os temas do tempo que o álbum promove, mas refletir sobre a significância de tais problemas na comunicação e na cultura contemporânea.

Biografia do Autor

Nuno Manna, Universidade Federal de Uberlândia

Professor adjunto na Universidade Federal de Uberlândia, no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação e no curso de Jornalismo. Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Rafael José Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorando na Universidade Federal de Minas Gerais, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Músico, compositor e produtor fonográfico. Doutor e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2022-02-22

Como Citar

Manna, N., & Azevedo, R. J. (2022). Fragmentos do tempo: passado e futuro narrados no álbum Random Access Memories, do Daft Punk. Logos, 28(3), 125. https://doi.org/10.12957/logos.2021.62572

Edição

Seção

Dossiê 'Espessuras Temporais da Comunicação: transformações, resistências, arcaísmos, lutas'