Entre olhares e dispositivos: a experiência nas intervenções urbanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.60810

Palavras-chave:

Intervenção urbana, olhares, dispositivo

Resumo

Este texto busca discutir conceitualmente a relação entre olhares e dispositivos nas intervenções urbanas. Parte-se do recorte das obras artísticas que intervêm no espaço urbano pela fotografia para refletir sobre a deflagração de modalidades de olhar. Compreende-se a existência de três modalidades; os “olhares-invisibilidade”, “olhares-emancipação” e “olhares-circulação” que se associam, respectivamente, ao “dispositivo urbano”, “dispositivo artístico” e “dispositivo internet”, deflagrando diferentes formas de experiência.

Biografia do Autor

Ana Rita Vidica, Programa de Pós-graduação em Comunicação / Universidade Federal de Goiás

Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (PPGCOM/UFG) na linha de pesquisa Mídia e Cultura. Atua também na graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (FIC/UFG). Doutora em História (PPGH/UFG) com doutorado-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris), Mestre em Cultura Visual (PPGACV/UFG) e Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI/Cnpq/UFG) e da Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades (RedArth).

Downloads

Publicado

2022-05-24

Como Citar

Vidica, A. R. (2022). Entre olhares e dispositivos: a experiência nas intervenções urbanas. Logos, 28(2). https://doi.org/10.12957/logos.2021.60810

Edição

Seção

Dossiê 'Corpos, performances e autenticidade na cultura digital e visual'