“O barraco mais esperado do ano”: performances da intimidade e apropriações do divórcio nas redes digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.60506

Palavras-chave:

Ciberacontecimento, Intimidade, Redes digitais.

Resumo

Em 2019, Cleusa Cruz publicou no Facebook um relato sobre a dificuldade de se divorciar de seu marido. A repercussão, visibilidade e engajamento com sua história nas mídias sociais culminaram na elaboração de um acontecimento em rede. A partir de uma perspectiva semiótica, este texto objetiva identificar os traços performativos que constituem o acontecimento. Para tanto, analisa a processualidade do acontecimento e examina na circulação as performatizações e campos de sentido disparados pela performance original. Em conclusão, aponta que o acontecimento “Cleusa de mala e cuia” resulta da articulação entre um relato pessoal, narrativo e performatizado, as apropriações dos atores sociais conectados e a forma como a intimidade é negociada nas redes digitais.

Biografia do Autor

Marlon Santa Maria Dias, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Ciências da Comunicação na Unisinos. Bolsista CAPES/PROEX. Jornalista e mestre em Comunicação pela UFSM. Integrante do LIC – Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento.

Ronaldo Cesar Henn, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor/pesquisador do PPGCCOM da Unisinos, coordenador do LIC – Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento e pesquisador do CNPq, nível 2.

Downloads

Publicado

2022-05-24

Como Citar

Dias, M. S. M., & Henn, R. C. (2022). “O barraco mais esperado do ano”: performances da intimidade e apropriações do divórcio nas redes digitais. Logos, 28(2). https://doi.org/10.12957/logos.2021.60506

Edição

Seção

Dossiê 'Corpos, performances e autenticidade na cultura digital e visual'