Do corpo à imagem: paradoxos da presença no meio audiovisual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.60462

Palavras-chave:

Audiovisual, Corpo, Presença

Resumo

Este artigo examina a conversão do corpo em imagem audiovisual por meio do conceito de presença. Argumentamos que, se a mediação exercida pela imagem atenua a presença efetiva do corpo, o corpo-imagem resultante pode todavia engendrar outra forma de presença – uma paradoxal presença mediada capaz de preservar e de amplificar o impacto sensível do corpo filmado sobre o espectador. Explorando uma coleção de obras diversas, questionamos as possibilidades do corpo como presença audiovisual: seria o espectador capaz de apreender o corpo-imagem nos termos sensíveis e imediatos prescritos pelo conceito de presença? Como analisar experiências dessa ordem?

Biografia do Autor

João Vitor Resende Leal, Programa de Pós-Graduação em Multimeios / Instituto de Artes / Unicamp

Doutor em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP), atualmente em estágio pós-doutoral com bolsa FAPESP (nº 2019/25162-0) no Programa de Pós-Graduação em Multimeios (IA- Unicamp). Graduado em Comunicação Social pela UFMG, com Master-1 em Ciências da Comunicação pela Université de Grenoble-3 e Master-2 em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Université de Paris-3.

Downloads

Publicado

2022-05-24

Como Citar

Leal, J. V. R. (2022). Do corpo à imagem: paradoxos da presença no meio audiovisual. Logos, 28(2). https://doi.org/10.12957/logos.2021.60462

Edição

Seção

Dossiê 'Corpos, performances e autenticidade na cultura digital e visual'