Winston Churchill em The Crown: a velhice e suas representações na Modernidade

Autores

  • Valmir Moratelli Mestre em Comunicação e doutorando do PPGCOM da PUC-Rio http://orcid.org/0000-0002-6071-1360
  • Tatiana Siciliano Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da PUC-Rio.
  • Ana Paula Gonçalves Doutora do PPGCOM da PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.60400

Palavras-chave:

Ficção seriada, Velhice, Masculinidade

Resumo

Resumo: Este artigo pretende discutir a representação da velhice na modernidade, tendo como objeto de análise uma cena da primeira temporada da série estadunidense The Crown. Nela o então primeiro-ministro Winston Churchill, ao completar 80 anos, se incomoda com um quadro em sua homenagem, no qual aparece retratado sem suavizar seus traços envelhecidos. Ao renegar sua imagem na tela, e nas discussões com o pintor ao longo da elaboração do quadro, Churchill percebe a sua fragilidade. Partindo da descrição dessa cena fictícia, mas baseada em fatos reais, serão analisadas as representações da velhice masculina na modernidade, com o intuito de discutir o quanto a experiência etária se torna complexa no mundo capitalista, alterando o campo simbólico e dando novos significados para o papel do idoso na sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Valmir Moratelli, Mestre em Comunicação e doutorando do PPGCOM da PUC-Rio

Valmir Moratelli, mestre em Comunicação e doutorando do PPGCOM da PUC-Rio. Email:  vmoratelli@gmail.com.

Tatiana Siciliano, Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da PUC-Rio.

Tatiana Siciliano, professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da PUC-Rio. Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional – UFRJ

Ana Paula Gonçalves, Doutora do PPGCOM da PUC-Rio

Ana Paula Gonçalves, doutora do PPGCOM da PUC-Rio. Email: anapaulagsgo@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-05-24

Como Citar

Moratelli, V., Siciliano, T., & Gonçalves, A. P. (2022). Winston Churchill em The Crown: a velhice e suas representações na Modernidade. Logos, 28(2). https://doi.org/10.12957/logos.2021.60400

Edição

Seção

Dossiê 'Corpos, performances e autenticidade na cultura digital e visual'